O movimento era esperado, até em função do aumento de casos e mortes e os níveis mais altos de ocupação nos hospitais. Esperava-se, contudo, que o tucanato fosse esperar mais um pouquinho… mas não teve jeito. Hoje (30), o governador João Doria anunciou que São Paulo (capital) e outras cidades voltam à fase Amarela. Para a hotelaria paulistana, pouco muda, já que o cenário de baixas ocupações continuaria sem mudanças ou não. O segmento Mice, por sua vez, tem ligeiras alterações, mas eventos presenciais continuam permitidos.

Desde outubro, São Paulo estava na fase Verde. O tema volta das restrições foi totalmente evitado/negado durante a campanha, e por motivos óbvios: falar de arrocho nas medidas significaria menos votos. Com a queda no número de casos em setembro, as atualizações do Plano São Paulo, que eram feitas a cada duas semanas, passaram a ser mensais. No entanto, a atualização que deveria ter sido feita em 19 de novembro foi adiada para depois do segundo turno. Então, horas depois da vitória de Bruno Covas, veio o anúncio (impopular) de Doria.

“Para a hotelaria não muda grande coisa. A falta a viagens corporativas prossegue e o níveis de ocupação seguirão baixas iguais na capital”, observa Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil). “O impacto maior serão em bares, restaurantes e academias”, completa.

Souza tem toda razão. Com a mudança de bandeira, bares e restaurantes terão ocupação diminuída (de 60% para 40%), assim como o horário de funcionamento com consumo local (de até 22h para até 17h). “Era uma medida esperada em função de um conjunto de situações. À queda nas taxas de contágio e número de morte, somou-se a divulgação dos protocolos de segurança. Além disso, as pessoas estavam estafadas do confinamento e fizeram um relaxamento natural. Isso motivou o aumento do número de casos, como ocorreu na Europa”, acrescenta Souza.

Fase amarela

Com a volta à fase Amarela, o segmento Mice vê também suas regras mudarem, mas não significativamente. A boa notícia é que, dentro do Plano SP anunciado pelo governo do estado, os eventos presenciais seguem permitidos. Nas tabelas abaixo é possível entender o que muda na área de eventos.

Fase Amarela - o que muda_infos

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito das tabelas: governo do estado de São Paulo