Hoje é celebrado o Dia Nacional do Turismo. É, sem dúvidas, um dia especial para todos nós que trabalhamos nesta vasta e importante indústria, que vive atualmente grandes desafios. Agora, qual a real perspectiva para o setor pós-pandemia? Para a estreia da sessão Opinião, o Hotelier News convida Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, para responder à questão. Leia abaixo seu artigo exclusivo:


O turismo foi um dos segmentos mais impactados pela pandemia em todo mundo. No Brasil, o setor deixou de arrecadar, de março de 2020 a fevereiro de 2021, cerca de R$ 290 bilhões, deixando sem emprego mais de 480 mil trabalhadores formais, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A boa notícia, no entanto, é que a retomada das atividades do setor já está acontecendo e a tendência de melhora nos números aumenta a cada dia com o avanço da vacinação.

No turismo de lazer, a busca – embora ainda tímida – por destinos próximos às cidades de origem e locais de maior contato com a natureza têm sido a preferência daqueles que buscam viajar pelo país nesse momento. Já no ambiente corporativo, o retorno aos índices de antes da pandemia deve demorar um pouco mais, assim como no setor de eventos, que são fundamentais para o turismo e, principalmente, para a hotelaria, sendo responsáveis por parte representativa do faturamento dos meios de hospedagem por todo o país.

Uma ação importante, foi a sanção do presidente Jair Bolsonaro ao Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) – Projeto de Lei 5632 de 2021, que autoriza desconto de 70% na dívida tributária das empresas de turismo e eventos e permite parcelamento do valor restante em até 135 meses. Isso foi fundamental para apoiá-las na travessia da crise e no estímulo à retomada das atividades econômicas desses setores.

Opinião - futuro do turismo - Manoel Linhares

 

“Muitas batalhas ainda nos restam. Talvez a mais árdua seja conquistar nacionalmente a compreensão das autoridades municipais e estaduais para que possamos juntos fazer essa difícil travessia e garantir a sobrevivência de empresas e empregos, até que as atividades atinjam índices sustentáveis, o que ainda não vem acontecendo.”

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

 

A aviação deve seguir a mesma tendência do setor de hotelaria, seja de lazer ou corporativo, assim como o segmento de eventos, já que são atividades extremamente ligadas. O crescimento de um provoca o avanço do outro e, portanto, a volta da malha aérea do país também deve acontecer de acordo com a velocidade da imunização e a retomada das atividades do setor de turismo e todas as suas vertentes.

Muitas batalhas ainda nos restam. Talvez a mais árdua seja conquistar nacionalmente a compreensão das autoridades municipais e estaduais para que possamos juntos fazer essa difícil travessia e garantir a sobrevivência de empresas e empregos, até que as atividades atinjam índices sustentáveis, o que ainda não vem acontecendo. Segundo pesquisa realizada com hoteleiros de todo o país, os números de ocupação dos meios de hospedagem seguem pequena tendência de alta, mas ainda muito longe dos números de 2019 e anos anteriores.

Para que possamos ter uma retomada consistente do turismo no Brasil, temos defendido algumas medidas que poderiam fazer o turismo ocupar o espaço que merece num país de tantos atrativos naturais e culturais como o nosso, que pode ter no turismo um dos principais motores da sua recuperação econômica, já que é uma atividade que impacta 52 segmentos econômicos e era responsável, antes da pandemia, por 10,4% do PIB (Produto Interno Bruto). Nossa convicção é que, em breve, retomaremos esses números e avançaremos ainda mais, pois finalmente temos conseguido conquistas importantes para estimular o ambiente de negócios e o desenvolvimento do turismo no país.

(*) Crédito da capa: Diego Rezende/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/ABIH Nacional