Nos últimos anos, as empresas franqueadas mostraram grande resiliência, atraindo interesse de empreendedores iniciantes. Na hotelaria, o segmento de hospedagem econômica mostrou ter forte desempenho durante a pandemia, atraindo hoteleiros que buscam empreendimentos inteligentes para diversificar o portfólio. De acordo com estudo publicado na Lodging Magazine, é necessário se atentar a alguns pontos antes de franquear um hotel.

Vale ressaltar, ainda, que enquanto todas as indústrias enfrentavam incertezas econômicas devido à pandemia de Covid-19, o mercado de franquias era uma opção atraente para quem procurava capitalizar um modelo de negócios. No fim do ano passado, por exemplo, a Hilton anunciou o lançamento de um modelo de franquias em larga escala, permitindo que proprietários de hotéis se beneficiem das estratégias comerciais da rede.

O que saber antes de franquear?

Aposte em marcas já estabelecidas no mercado: grandes empresas oferecem oportunidades com marcas que já possuem uma base de clientes leal e estabelecida. É muito mais fácil atrair clientes quando eles já estão familiarizados com uma marca e sua proposta de valor, além de disponibilizar de ampla variedade de recursos e suporte.

Busque oportunidades flexíveis: dentro do mercado de franquias, as opções mais flexíveis, como a hospedagem econômica, são a melhor escolha para os hoteleiros, pois proporcionam retorno sobre o investimento, mesmo em um cenário de crise econômica.

Considere o modelo Amenity Light: empreendedores interessados em franquias podem se beneficiar de negócios com baixas despesas gerais e operações eficientes. Os proprietários que não querem gastar muito com custos de manutenção devem procurar marcas que ofereçam modelos mais simples.

Oportunidades de conversão: construir um negócio do zero é consideravelmente mais caro do que comprar um imóvel existente e transformá-lo em sua marca. Os franqueados devem sempre buscar oportunidades em que as conversões sejam incentivadas para evitar altos custos.

Território exclusivo em mercados de alto valor: os futuros franqueados devem procurar opções em que serão proprietário exclusivo em um território. Se nenhum outro hotel franqueado da empresa puder operar nessa área, as oportunidades de estabelecer relacionamentos fortes nessas comunidades crescem consideravelmente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor