Durante anos, marcas de viagens voltaram seus esforços em um segmento-chave: os millennials. Corte para 2021 e muitos desses consumidores, agora com idade entre 25 e 40 anos, estão equilibrando os custos das famílias. E embora esse nicho de clientes ainda tenha um poder de compra significativo, o status de adulto jovem foi eclipsado pela Geração Z, que não conhece o mundo sem internet e será relevante para a recuperação da indústria de viagens.

Segundo publicado pela Phocuswire, provedores de viagens online estão de olho no público nascido entre 1997 e 2021. Para captar a atenção e os gastos desse recorte, empresas precisam entender suas preferências, comportamentos e diferenças geracionais.

De acordo com o Expedia Group , quase dois terços dos viajantes da Geração Z, definidos como nascidos entre 1997 e 2021, estão planejando uma “viagem de vingança” para compensar as viagens perdidas em meio à crise do Covid-19.

Para planejar suas viagens, o Expedia descobriu que os consumidores desta geração estão recorrendo a fontes de viagens online, especificamente agências, 31% a mais do que antes da pandemia.

“Isso se alinha muito com a posição da Geração Z como a primeira geração digitalmente nativa”, disse Monya Mandich, vice-presidente de Marketing de Soluções de Mídia do Expedia. “Eles são usuários frequentes de dispositivos móveis e consumidores de conteúdo digital, então recorrer a recursos online para inspiração e planejamento de viagens faz sentido com seus comportamentos e preferências gerais, e esperamos que essa dependência do digital continue nos próximos anos.

Geração Z: planejamento de viagens

Da mesma forma, o relatório da Phocuswright Research, Viajantes da Geração Z: uma raça própria, revela que, quando se trata de planejar viagens online, os viajantes da Geração Z preferem as OTAs por seus pacotes dinâmicos e programas de fidelidade.

De acordo com o relatório, mais viajantes da Geração Z reservaram passagens aéreas, hotéis e carros por meio de uma OTA do que qualquer outro canal online, como sites diretos, metabusca ou sites de agências de viagens de varejo. Na verdade, mais de um em cada três turistas reservou um pacote dinâmico em 2020, a maior ocorrência de qualquer geração.

Embora os viajantes da Geração Z sejam os menos propensos a serem membros de fidelidade em geral (de acordo com Phocuswright, 28% não têm associações de fidelidade para viagens), a inscrição de fidelidade OTA é maior entre o segmento do que quase todas as outras gerações: 28% dos viajantes da Geração Z são fidelidade OTA membros, logo atrás de uma taxa de adesão OTA de 33% entre os millennials.

Os viajantes da Geração Z também têm maior probabilidade de alcançar os escalões superiores de status nos programas de fidelidade da OTA em comparação com seus níveis de status em programas de fidelidade de passageiro frequente ou hotel.

“Nossa pesquisa mostrou há muito tempo que os viajantes mais jovens têm uma afinidade mais forte com OTAs em geral para planejamento e reserva, uma vez que tendem a ser mais sensíveis ao preço e agnósticos de marca. Assim, em linha com isso, eles usariam mais os OTAs para reservar várias viagens do que uma única marca de fornecedor “, diz Alice Jong, diretora de pesquisa da Phocuswright.

Além das OTAs, a Phocuswright descobriu que os viajantes da Geração Z estão mais abertos a outras opções intermediárias, como reservas via Google ou assinaturas de viagens. Embora o uso da função de reserva do Google Travel ainda seja baixo em comparação com outros canais, quase um em cada 10 viajantes desta geração reservou um quarto de hotel em 2020 por meio da função de reserva do buscador.

Enquanto isso, 46% dos viajantes da Geração Z – que estão acostumados a serviços de assinatura como Amazon Prime e Netflix – dizem que provavelmente gastarão até US $ 100 anuais para aderir a um serviço de assinatura de viagens.

O futuro da Geração Z

Os viajantes da Geração Z não apenas têm hábitos únicos de planejamento e reserva, mas também têm prioridades e preferências de viagem distintas. De acordo com o Expedia Group, temas como inclusão e diversidade , bem como uma crescente consciência da sustentabilidade, são uma parte cada vez mais importante das conversas sobre viagens com os consumidores mais jovens.

Uma pesquisa recente da gigante das viagens online descobriu que três em cada quatro americanos da Geração Z estão procurando a empresa para a qual reservam suas viagens para valorizar a diversidade e a inclusão. Eles também querem ver os habitantes locais no destino que estão visitando valorizando esses ideais.

“Mostrar um compromisso com a inclusão e a sustentabilidade se resume à autenticidade e consistência, porque as expectativas dos consumidores neste espaço estão crescendo e são especialmente importantes para os viajantes mais jovens”, diz Mandich.

Quando se trata de sustentabilidade, um recente Expedia Group Travel Outlook descobriu que os viajantes da Geração Z estão liderando o setor de viagens sustentáveis ​​(67%) e são muito mais propensos do que outras gerações a considerar opções de viagens sustentáveis ​​pelo menos algumas vezes e estão buscando empresas de viagens que priorizam práticas ambientalmente sustentáveis.

Segurança e experiências únicas também são prioridade entre os viajantes da Geração Z: de acordo com uma pesquisa recente do GetYourGuide , 57% dos viajantes da Geração Z dizem que a segurança é sua principal preocupação em relação aos planos de viagem.

Enquanto isso, 38% dos consumidores da Geração Z citam experiências únicas como tendo o maior impacto em suas férias favoritas. No entanto, eles não estão orçando muito para esse elemento de sua viagem em comparação com outras gerações, com apenas 15% dos viajantes da Geração Z dizendo que estão orçando US$ 51 a US$ 100 por pessoa para cada dia de experiências em uma viagem.

Por fim, no último ano, os viajantes da Geração Z “receberam atenção redobrada por sua enorme influência e poder de compra crescente”, diz Mandich. “À medida que pensamos sobre o futuro da indústria de viagens, temos que expandir nossos pontos de vista e ofertas para alcançar viajantes de todas as idades e origens, porque as gerações mais jovens são os viajantes de hoje e de amanhã.”

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire