Se as festas de final de ano sempre marcam a chegada definitiva da temporada de verão no turismo brasileiro, dessa vez será diferente. Ainda mais depois que alguns estados reforçaram as restrições para conter a segunda onda da Covid-19. São Paulo, por exemplo, proibiu festas de Natal e Réveillon em hotéis, freando a tão esperada retomada do setor. Mesmo com pacotes vendidos (e alguns cancelamentos), resorts e empreendimentos paulistas se viraram para oferecer experiências aos hóspedes.

Na capital, sem o espetáculo da Avenida Paulista e as limitações impostas pela quarentena no estado, uma das apostas de entretenimento é a gastronomia. O Bourbon Convention Ibirapuera, por exemplo, apostou em um cardápio especial para a noite e voltou-se para os protocolos para garantir a segurança. “Para esse momento, o hotel limitou o número de hóspedes, redobrou a higienização, capacitou os profissionais, adaptou as instalações e revisou protocolos”, conta Audi Tiburzio, coordenador de Marketing do hotel.

Outra aposta da rede – que é também tendência neste período de isolamento – é a personalização da experiência. “Os pacotes românticos e de final de semana com festival gastronômico têm tido boa adesão neste período, o que reforça a necessidade dos clientes de consumirem experiências personalizadas e diferenciadas para tornar a rotina mais leve”, acrescenta Tiburzio.

Já o Maksoud Plaza se preocupou em oferecer um pacote mais intimista. “Uma importante mudança foi não ofertar jantar em nosso espaço de eventos decorado para receber os clientes que não estejam hospedados no hotel. Como alternativa para quem está conosco, temos as opções de celebração no quarto, seguindo a capacidade e orientações sugeridas pelo governo”, comenta Bruno Guimarães, recém-nomeado diretor de Marketing e Vendas do clássico empreendimento paulista.

O executivo admite, contudo, que a decisão do governo paulista demandou mudanças no planejamento. “Oferecemos sugestões dos novos pacotes com hospedagem e jantar natalino ou de Réveillon servido dentro das acomodações. O menu será similar ao adquirido anteriormente”, explica Guimarães. Ele acrescenta que o público tem se mostrado compreensivo, mesmo que tenha havido cancelamentos após a mudança.

Réveillon paulista: o cenário fora da capital

Já no interior, que vem de uma retomada mais dinâmica quando comparada à capital, os planos envolvem celebrações menos privadas, ainda que respeitando os protocolos exigidos. O Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP) e administrado pela HotelCare, sediará jantares natalinos e de Réveillon. “Para o jantar estamos com a limitação de 40% da capacidade total dos nossos restaurantes”, revela Jeferson Munhoz, sócio-diretor da HotelCare, destacando que houve cancelamentos após o anúncio do governo. “Em torno de 5%”, acrescenta.

Réveillon - impacto nos hotéis paulistas_Jeferson Munhoz

Segundo Munhoz, houve poucos cancelamentos no Clube dos 500 após o anúncio do governo

Distribuída pelo litoral Norte, a Beach Hotéis programa uma festa de Ano Novo mais reservada, assim como os empreendimentos da capital. “Atenderemos aos pacotes normalmente, seguindo todos os protocolos sanitários. Teremos ceias com confraternização familiar, mas não haverá festa”, conta Patrícia Luz, gerente geral corporativa da rede.

Medidas de segurança

Todos os executivos ouvidos contam que, para as noites especiais de fim de ano, os protocolos não mudam muito das regras que já vem sendo aplicadas desde o surgimento do novo normal. “Estamos reiterando as medidas adotadas e já praticadas há meses, como uso contínuo de desinfetante hospitalar, distanciamento, álcool gel, uso de máscaras e de máquina de ozônio e aferição da temperatura no check in, entre outras. A saúde é fator prioritário para clientes internos (colaboradores) e externos”, garante Patrícia.

Ainda assim, todos os hotéis ouvidos se apoiam nas diferentes certificações e selos lançados no mercado desde o início da pandemia. O Bourbon Convention Ibirapuera, por exemplo, adotou o elo do Turismo Responsável, do governo federal. Ainda assim, como citado acima, as medidas adotadas seguem sendo as mesmas do passado. “Seguimos o protocolo Clean and Safe, em que, a cada saída do hóspede, uma equipe especializada faz a nebulização dos quartos. Continuamos também com a aferição de temperatura na entrada e recomendação de distanciamento”, finaliza Guimarães.

(*) Crédito da capa: Myriams-Fotos/Pixabay