Profissional com mais de 25 anos de experiência no setor de hospitalidade, Heber Garrido foi contratado recentemente pelo Grupo Ferrasa, onde assumiu como diretor de Marketing e Vendas. Mineiro natural de Itajubá, conta com especialização no setor de resorts e desenvolvimento de destinos no Brasil e no exterior.

Mas a paixão pela hotelaria nem sempre foi o sonho de profissão. Quando criança, projetava em ser zoologo, sonho que ainda permanece por meio de projetos voluntários em conjunto com ONGs, a exemplo do SOS Mata Atlântica e Projeto Tamar. Formado em Marketing e pós graduado pela ESPM, tem em seu currículo ainda o cargo de professor no curso de pós graduação em Hotelaria na Faap.

Dentre suas experiências, lista ainda grandes empresas, como Praia do Forte Eco Resort. “Lá aprendi o que era o mercado de resorts no Brasil e a importância da malha aérea para dar visibilidade nos destinos”, relata Garrido. “No Blue Tree Hotels, passei a conhecer operação de rede com escala de padronização e todos os princípios de qualidade by Chieko. CVC Corp foi uma aventura especial de muito aprendizado e a realização de um dos maiores eventos já realizados no Brasil (Unctad da ONU)”, comenta.

Heber Garrido: estratégia financeira

Heber trabalhou também em empresas como o Transamérica Hospitality Group, onde considera sua maior e melhor escola, havendo operado as estratégias com grandes colegas e diretores estatutários. “Me especializei na estratégia financeira por conta do Conglomerado Alfa, tive a oportunidade de criar e lançar a marca THG e mais cinco novas bandeiras. Além de alavancar de 15 para 27 hotéis da rede”, relembra.

Heber Garrido Garrido: aprendi muito com grandes mestres

Sua experiência mais recente, todavia, foi na rede Aviva, com as unidades de Costa do Sauípe, Rio Quente e Hot Park. “Aprendi muito com grandes mestres como Chieko Aoki, Guilherme Paulus, Alceu Vezozzo, Francisco Neto e um destaque especial para o Dr. Aloysio Faria, que infelizmente nos deixou nas vésperas de completar 100 anos. Tive a sorte de sempre fazer parte de grandes times de profissionais talentosos e pessoas incríveis”, pondera Garrido.

Acompanhando de perto a evolução do mercado de resorts no Brasil, assistiu a um crescimento em escala, durante as duas décadas de experiência, testemunhando ainda o aumento na qualidade dos equipamentos e serviços prestados. “Mas, mais do que isso, acompanhei os destinos e resorts que estão se transformando como modelo de negócio e deixando a parte hoteleira como meio e não mais fim. Se tornando, desta forma, empresas e destinos de entretenimento”, esclarece. “O Club Med já tem esse DNA e agora empresas como a Aviva estão reforçando e aprimorando esse movimento que vai revolucionar o setor de resorts”.

Quanto ao que permanece imutável, Garrido acredita que é o compromisso com a sustentabilidade, já que a grande parte dos resorts estão localizados em paraíso naturais e sem preservação desses ecossistemas, a indústria deixa de ter razão de existir.

Heber GarridoMeu principal valor na vida e propósito é a família

Trabalhou ainda por muito tempo com desenvolvimento de novos negócios pelo Brasil, tendo a oportunidade de conhecer as diferentes realidades do país. “Toda vez quando conseguimos empreender um novo hotel em uma região, a satisfação de gerar novas oportunidades, novos empregos no setor do turismo é algo extremamente compensador e importante”, revela. “Mas ao longo de toda a carreira o mais importante foram os vínculos criados com profissionais do setor que se tornaram verdadeiros amigos do coração. Tenho isso como o meu principal ativo de toda uma vida dedicada do turismo”.

Heber Garrido: esporte e motociclismo

Junto à carreira, Garrido administra seu tempo com a família, composta por um casamento de 28 anos e quatro filhos. “Meu principal valor na vida e propósito é a família. Adoramos viajar juntos todo verão, normalmente para os parques da Flórida e o Natal na Suíça, onde tenho uma irmã que mora em Zurich”, revela.

Outras paixões fora do ambiente de trabalho se estabelecem através do esporte. “Admiro a inspiração e exemplo de superação nas vitórias e derrotas e levo esses aprendizados para a vida”, conta. “Atualmente faço CrossFit e MTB mountain bike com os meus filhos no final de semana”. Também é apaixonado pela Harley-Davidson. Gosta de cair nas estradas aos fins de semana e de preferência roteiros de serra, em especial a Mantiqueira.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo Ferrasa e Peter Kutuchian/Hotelier News