Toda grande cidade tem seus ícones hoteleiros, podendo-se facilmente listar várias propriedades emblemáticas ao redor do mundo. Ainda assim, sempre cabem discussões, com o gosto arquitetônico e importância histórica do edifício pautando o veredicto final. Na Cidade do México, contudo, um hotel entra nesse panteão sem grandes contestações. Sim, o Presidente InterContinental Mexico City é um colosso já totalmente integrado à paisagem local.

Cidade do México - Presidente InterContinental Mexico City_escultura

A obra de Leonora Carrington enfeita o saguão

E, de fato, o apelido superlativo não é exagero. Inaugurado em 1977, o Presidente InterContinental Mexico City tem 130 metros de altura, com uma área total de 51 mil metros quadrados (m²). São 44 andares e impressionantes 700 apartamentos, sendo 32 suítes, entre elas a presidencial (denominada Diego Rivera), que tem 530 m². Esse colosso de concreto armado e vidro tem seis restaurantes e um lobby bar, 11 salas de eventos, escritórios e uma galeria de arte, afora uma completa infraestrutura de lazer e de bem-estar.

A relação com a arte é algo que chama atenção na propriedade do Grupo Presidente, dono de outros 11 hotéis e resorts em destinos estratégicos do México, como Guadalajara e Cancún, com bandeiras do IHG (InterContinental Hotel Group), Hyatt Hotels e Marriott International. Nesta segunda vez que o Hotelier News visita o empreendimento, uma linda escultura da artista surrealista anglo-mexicana Leonora Carrington (veja foto) abrilhantava a recepção. Obras de arte, aliás, estão por toda parte na unidade.

Outro ponto impossível de não citar é a gastronomia, com opções para todos os gostos. De especialidade francesa, o Au Pied de Cochon fica aberto 24h, não sendo raro ver clientes (de dentro e de fora do hotel) chegarem de madrugada para jantar. No Chapulín, pode-se experimentar o melhor da gastronomia mexicana, enquanto as massas são os carros-chefes do Alfredo Di Roma, como era de se esperar! A típica steakhouse norte-americana The Palm e o Balmoral, que leva um toque inglês às ofertas de A&B (Alimentos & Bebidas) do hotel, completam as diferentes experiências disponíveis.

Próximo aos imperdíveis Museu Nacional de Antropologia e do Bosque de Chapultepec, o Presidente InterContinental Mexico City está ainda a uma pequena caminhada de outras atrações culturais do agitado bairro de Polanco, além de bons bares e restaurantes.

O comandante

À frente desse gigante está Álvaro Rey, gerente geral do hotel desde março do ano passado. Conhecido dos hoteleiros brasileiros pela passagem no InterContinental São Paulo, Rey recebeu a reportagem do Hotelier News para um bate-papo com seu portuñol na ponta da língua. “Já trabalhei em várias partes do mundo, mas posso dizer que os desenvolvedores daqui foram muito felizes e disciplinados na estrutura que montaram. Eles sabiam exatamente o que estavam fazendo”, comentou Rey, que tem “apenas” 39 anos de IHG no currículo.

“O hotel é reconhecido pelos seus restaurantes, que se tornaram locais de confraternização da sociedade mexicana. Incluindo banquetes, a receita da área de A&B chega a 50% do faturamento total”, comenta Rey. “Mais ainda, sua inauguração deu impulso à chegada de grandes cadeias hoteleiras internacionais à cidade, em especial norte-americanas. Hoje, Polanco é um mercado dominado por grandes redes”, acrescenta.

Cidade do México - Presidente InterContinental Mexico City_Álvaro Rey

Rey (de barba, ao centro) junto com parte de seu time

O executivo ressalta também como os mexicanos entenderam a importância estratégica do turismo para movimentar a economia da cidade. “Historicamente, Cidade do México era um mercado de perfil mais corporativo, mas isso vem mudando. Há 10 anos, por exemplo, o mix era 70% hotelaria de negócios. Agora, está meio a meio”, comenta Rey, elogiando também a maneira como o país administrou a pandemia.

“Para mim, o México foi o país que melhor geriu essa situação, principalmente porque não fechou o turismo e os hotéis. Quando cheguei, até comentei com os proprietários que achava um risco essa opção, mas, ao contrário, foi um acerto. Muito educado, o povo seguiu os rígidos protocolos”, diz. “Agora, com o país aberto e a confiança voltando, a hotelaria volta com força. Ontem*, batemos 87% de ocupação, e olha que temos 700 quartos.”

O gerente geral do Presidente InterContinental Mexico City destaca que o bom desempenho é acompanhado pelas tarifas. “A Cidade do México está com ocupação média de 55% no segmento de luxo. Este mês, nossa expectativa é fechar com 65%. E, veja, nossa diária média está em US$ 262 e crescendo… Estou vendendo diárias para o Grande Prêmio de F1, em outubro, a US$ 800”, revela Rey, que complementou:

“O mercado está se comportando bem faz certo tempo. Então, quando cheguei, falei que preferia sacrificar a ocupação do que perder preço, porque recuperar a diária média leva anos”, ensina Rey. “À frente de um hotel, não se pode pensar no curto prazo para apenas enchê-lo sem preço adequado. Dois anos depois, como fica? É preciso preparar-se para o futuro. Ver o hotel lotado com preços baixos só ajuda no curto prazo.”

Brasil

Em relação ao mercado brasileiro, Rey espera que eles voltem à medida que o turismo internacional ganhe força novamente. “O brasileiro gosta de viajar, de comer bem e de fazer compras. A Cidade do México e Polanco oferecem tudo isso”, diz. “Ainda não é um público muito representativo para o hotel, mas vem crescendo e acreditamos bastante nele – e estamos investindo para que isso ganhe tração.”

Além de participar da WTM-LA, realizada em abril, em São Paulo, o Grupo Presidente contratou a Eagles Team Representações como representante comercial no Brasil. A empresa, liderada por Gisele Torrano, terá como foco inicial desenvolver os segmentos de Lazer Luxo e Corporativo, com foco em Incentivos. Para entrar em contato com a Eagles Team, envie e-mail para [email protected] ou ligue no (11) 99185-8053 (Gisele).

Se preferir, é possível fazer contato direto com os executivos do empreendimento no:

* A reportagem esteve na primeira semana de maio no hotel.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News