Rodrigo Faria é formado em Turismo e está na hotelaria há mais de 16 anos

Rodrigo Faria é o atual gerente geral do primeiro ibis Styles do Rio de Janeiro. Apaixonado pela gestão de pessoas Faria foi enfático quando entrou no assunto. "Quando virei gestor, o que mais me encantou foi a gestão de pessoas, em como podemos trabalhar bem e inspirar as pessoas a serem melhores, buscar a mudança e o quanto isso reflete, não só na vida profissional, mas também na vida pessoal do colaborador, o quanto isso pode representar para ele. Então, gosto de poder ajudar em tudo. Dar uma sugestão de curso universitário, ajudar nas finanças, dar dicas, pois como sou metódico, é a parte que mais gosto. O maior patrimônio de um hotel são as pessoas, ele precisa das pessoas para dar o valor", explicou.

Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2005), Faria começou sua trajetória na hotelaria no primeiro ano do curso universitário. Foi contratado como estagiário no Quality Alphaville em São Paulo. Ficou na unidade por oito anos, passando pela mensageria e por diferentes turnos na Recepção, chegando ao cargo de supervisor do departamento. 

Em 2010 recebeu a proposta para atuar em na capital paranaense como supervisor de Serviços no Quality Curitiba, ficando até o final de 2013. Foi quando surgiu a oportunidade de atuar como gerente Operacional no Radisson Curitiba. Ficou por três anos, fazendo também parte do programa de trainee da rede Atlantica, que incluía funções como cobrir férias de gerentes da rede. "Fiz isso na unidade de Confins e também auxiliei na implantação do Radisson Blu Belo Horizonte em 2015", relembra.

No final de 2015 surgiram convites para atuar como gerente em diversos hotéis da Atlantica. Analisando as opções, Faria decidiu assumir, no início de 2016, a gerência de um hotel da rede em Copacabana. Em outubro do ano passado ele é contratado pela doispontozero Hotéis para tocar do Zii em Botafogo. Alguns meses depois, em fevereiro deste ano, a Atrio assumiu a operação de todos os empreendimentos da doispontozero Hotéis.

Trabalhando em três mercados importantes (Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro), Faria comentou também sua preferência de cidade. "Em Curitiba vivi anos bons na economia, portanto o Radisson e o Quality eram hotéis que estavam sempre em alta. Em São Paulo, onde não trabalhei na capital, atuei em Barueri, o mercado é bem interessante. Tenho vontade de passar por uma experiência por lá. Mas hoje, se eu pudesse escolher algum mercado, escolheria Curitiba, pela qualidade de vida. É uma cidade muito boa para morar", revelou.

Para o futuro, o gerente geral que se especializar em algumas outras áreas. "Minha intenção é fazer uma pós graduação, um MBA na parte empresarial, administrativa. Tenho a intenção de assumir um produto um pouco maior, com bastante representatividade, apesar de que nessa reestruturação, este hotel, por estar em uma capital muito importante, o Rio de Janeiro, é um produto muito importante para a Atrio. Primeiro hotel da rede no Rio, primeiro Ibis Styles no Rio, isso é bem representativo. Só que quero tentar um novo mercado, conhecer um novo produto", finaliza Rodrigo Faria.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News