No Novotel Itu Golf & Resort (SP), as iniciativas ESG (Environmental, Social And Governance) são um dos pilares principais, visando uma operação mais sustentável e com cada vez menos impactos ambientais e sociais. O empenho empregado nas iniciativas resultaram em um reconhecimento inédito no Brasil: a certificação Green Key, que atesta os esforços do setor para a sustentabilidade. A conquista foi celebrada durante um brunch no começo da tarde de hoje (5) no hotel.

Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu, comemorou a certificação e compartilhou números importantes sobre a agenda ESG do empreendimento. “Em 2023, nossas ações trouxeram importantes resultados. Nesse período, conseguimos reduzir o desperdício de alimentos em 54%, eliminamos 1 milhão de itens de plástico de uso único, e reciclamos 46 toneladas do material. Reduzimos nosso consumo de gás em 66 mil quilos (kg) graças ao nosso sistema de aquecimento por biomassa, o que resultou em 190 toneladas a menos em emissões de CO2. Estamos muito felizes”, pontuou.

O hotel possui 200 placas de energia solar, redutores de vazão de água em todas as torneiras, resultando na diminuição de 50% do consumo, estações de tratamento de água para reuso, entre outras iniciativas. “No ano passado, também conseguimos evitar o descarte de quase 215 mil garrafas pet após passarmos a utilizar embalagens recicláveis. É muito bom saber que tudo que estamos desenvolvendo aqui está sendo reconhecido”, complementou o gerente geral.

A cerimônia de entrega do selo também contou com as presenças de Guilherme Gazolla, prefeito de Itu, que afirmou que o município segue unido com o hotel na adoção de práticas coletivas, além de investidores do empreendimento.

Novotel Itu - Jacobina

Jacobina destacou a importãncia da certificação

Marco importante

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Accor nas Américas, pontuou que a conquista da certificação Green Key é uma clara demonstração do esforço da marca Novotel e da rede como um todo para cumprir as metas ESG. “Hoje, celebramos essa certificação, mas temos outro importante marco de sustentabilidade: também somos o 50º hotel da companhia nas Américas a receber o Green Key. Por isso, estamos reforçando ainda mais nossa agenda ESG, e uma das metas da Accor é se tornar uma empresa net zero até 2050″, reforçou a executiva.

Olivier Hick, COO da Accor para a divisão Premium, Midscale & Economy no Brasil, ressaltou a importância da continuidade das práticas ESG. “É fundamental que continuemos fortes nessa iniciativa. Empreendimentos com certificação não apenas têm um diferencial competitivo, mas também transmitem a transparência e confiabilidade das nossas ações para os investidores, fortalecendo a performance dos nossos hotéis”, endossou. Além da parte ambiental, o Novotel Itu também investe em programas de estímulo à diversidade e capacitação de mão de obra local.

Por fim, Leana Bernardi, coordenadora do Programa Green Key no Brasil, comemorou o título entregue ao Novotel Itu. “É uma honra fazer parte do Green Key. Esse marco é a prova de que, com foco, a sustentabilidade pode dar certo não só no Brasil, mas em todo o mundo”, finalizou.

A certificação Green Key é válida por um ano, podendo ser renovada sempre após esse período. Os critérios para receber o selo incluem a implementação de práticas sustentáveis em diversas áreas, como gestão ambiental, eficiência energética, uso responsável da água, gestão de resíduos, promoção de práticas sociais responsáveis, educação ambiental, entre outros.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News