Diversos problemas ambientais cercam o mundo moderno e, abrigando milhares de pessoas, a hotelaria também gera um impacto significativo no planeta. Levando isso em conta, a Accor estabeleceu metas para reduzir em 30% o desperdício alimentar em seus hotéis. Dentre os empreendimentos gigante hoteleira francesa, o Novotel Itu se destaca por seu comprometimento com a causa ambiental. Assim como propriedades de outras redes, o resort aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgar suas iniciativas sustentáveis.

As metas elaboradas pela Accor se baseiam nas ações propostas pelo Planet 21, programa desenvolvido para promover a sustentabilidade e proteger o meio ambiente. Uma das práticas implementadas pela rede é a plataforma Gaia, que possui a ferramenta “Desperdício Alimentar”. Com esta, é possível medir todo o desperdício de alimentos dos hotéis, permitindo acompanhar a evolução e controle da questão, além de sugerir ideias de medidas para redução.

Destaque em sustentabilidade

Em entrevista ao Hotelier News, Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu, compartilha uma diversidade de outras iniciativas. São tantas, que o executivo segmentou a lista em três frentes: gestão de água, energia e alimentos.

Água

No primeiro caso, o Novotel Itu conta com captação e reutilização de água pluvial, estação de tratamento de água cinza, sistema de filtragem de água da piscina (destinada ao reservatório de reuso), redutor de vazão nas torneiras e chuveiros e caixa acoplada dos vasos sanitários equipadas com sistema Dual Flux.

Energia

Quanto à energia, o hotel compra energia elétrica proveniente apenas de fontes renováveis (mercado livre), utiliza queimador de biomassa para climatização das piscinas e faz uso de placas solares para aquecimento da água. Além disso, toda a iluminação é de LED e o sistema de ar condicionado é VRF.

O empreendimento é um dos poucos a ter um carregador para carros elétricos na região. “É um grande diferencial, visto que atrai hóspedes que possuem esse tipo de veículo”, comenta Jacobina. “Tem gente que até vem aqui só para carregar!”, brinca o gerente geral.

Vale destacar que o Novotel Itu recebeu Certificado de Energia Renovável 2022 da Comerc e Sinerconsult. O reconhecimento é consequência do hotel ter reduzido o equivalente a emissão de 383,67 toneladas de CO² de gases estufa pela utilização de energia de fontes renováveis em 2021.

Alimentos

Em relação à gestão de alimentos, além de fazer a separação e destinação correta de recicláveis e resíduos perigosos, o hotel conta com sistema de compostagem para orgânicos e sistema de água potável dentro das salas de convenções para evitar embalagens individuais. Fora isso, o Novotel Itu tem um controle sobre toda a gestão de alimentos

“Pesamos tudo que volta do bufê para entender o quanto de desperdício geramos e podermos minimizar”, conta Jacobina. “Temos uma equipe de nutricionistas que faz coletas e formação dos colaboradores para o reaproveitamento de alimentos, com dicas do que fazer com cascas, sementes e outros elementos normalmente descartados, como cabos de banana, por exemplo.” continua o gerente geral.

O Novotel Itu também faz questão de comprar apenas de fornecedores e pequenos produtores locais e possui gastronomia inclusiva, que atende pessoas com todos os tipos de restrições, como pessoas com celíaca e intolerâncias, além de vegetarianos e veganos. O hotel também realiza atividades de recreação com introdução a práticas saudáveis de alimentação, oficinas de arte com recicláveis e palestras com ONGs de proteção animal e sustentabilidade.

“Essas iniciativas fazem parte dos pilares da empresa, além de ser cada vez mais um diferencial. Já fechamos eventos por causa desse tipo de ação, dado que empresas buscam fazer negócios com outras que tenham os mesmos princípios”, explica Jacobina. “Embora as decisões venham de cima pra baixo, também contribuímos levamos de baixo pra cima”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor