O mercado de tecnologia avança, acelerando a jornada de transformação digital de vários setores. Principal empresa de tecnologia do país, a TOTVS tem um ecossistema que abrange diferentes verticais de negócios, soluções tecnológicas e possibilidades para empresas de vários mercados, incluindo o hoteleiro. Um panorama desse grande ambiente, bem como tendências e lançamentos para muitos das áreas nele existentes, fizeram parte da programação do Universo TOTVS, que termina hoje (15), no Expocenter Norte, em São Paulo.

Ontem (14), publicamos uma reportagem com a cobertura de alguns dos painéis e palestras de maior conexão com a indústria de viagens e hospitalidade. Também fizemos uma entrevista com exclusivas com Juliano Tubino, vice-presidente de negócios da TOTVS, que falou sobre a estratégia por trás do crescimento futuro da empresa de tecnologia fundada por Laercio Consentino.

“As empresas têm o desafios, em meio a essa era de transformações, ser digital tanto da porta para dentro, como para fora”, avalia Tubino. “Ou seja, além de ter recursos tecnológicos para sua gestão interna, precisa de ferramentas para conhecer, acessar e vender melhor para os seus clientes digitalmente. Então, para o futuro, vamos combinar soluções para essas duas esferas de negócios. Este caminho está muito claro para gente”, completa.

Essa estratégia se torna natural e passa a realmente fazer sentido se o leitor melhor compreender a trajetória da empresa. A TOTVS se notabilizou por ajudar empresas de diferentes setores a “arrumar a casa” com seus ERPs (Enterprise Resource Planning). Com as muitas aquisições dos últimos anos, entre elas a da RD Station, a companhia passa a escancarar a porta de fora para seus clientes.

“Contamos agora com três dimensões de negócios: Gestão, que sempre foi o cerne da nossa atuação, Business Performance, que são soluções da porta para fora, e Techfin”, explica o vice-presidente da TOTVS, que tem passagens por empresas de tecnologia e varejo, como Microsoft e Netshoes. Em relação à última vertical, Tubino transpareceu certa empolgação, até porque ela possibilita à empresa (e a seus clientes) fazer melhor uso dos seus dados para acessar recursos financeiros.

“Toda e qualquer empresa compra, paga e recebe, e muitas delas têm essas rotinas suportadas por fluxos de processos que passam por nossos ERPs. Para te dar um exemplo, um terço das folhas de pagamentos de empresas brasileiras transitam por nossos sistemas de gestão. Temos muitos dados. Queremos fazer uso deles para que os clientes acessem recursos financeiros em melhores condições, e não vamos competir com bancos para entregar isso”, completa.

Oferta para hotéis

Esse racional de negócios será também a base da oferta de produtos da TOTVS no mercado hoteleiro. Com cerca de 1850 hotéis na carteira de clientes latino-americana, a empresa quer entregar um pacote completo de soluções “porta para dentro e porta para fora”.

“Será uma oferta completa para cuidar da gestão e da distribuição dos hotéis, área estratégia para esses clientes, incluindo nosso PMS, channel manager e soluções de relacionamento com o cliente da RD Station e de parceiros como a Pmweb”, explica Cláudio Cordeiro. “A ideia é permitir uma gestão eficiente da operação e oportunizar a geração de receita para a o hoteleiro, com foco para transacionar o canal direto com mais força”, completa o diretor de Hospitalidade da TOTVS.

Cordeiro chama atenção também para a camada de serviços que completa essa nova oferta tecnológica para os hotéis por meio da Tribuzana, agência de inbound marketing focada no setor hoteleiro. “Veja, não se trata de apenas entrega a ferramenta, mas ensinar o parceiro a usar e a se beneficiar. Aquele hotel que já tem um PMS operando conta com uma base de dados suficientes para transformar seu negócio. Vamos ajudá-los neste sentido!”

Em relação à estratégia de expansão, Cordeiro disse que a TOTVS mira outros mercados. “Nossa carteira se concentra no Brasil. Da base total, são cerca de 200 hotéis no restante da América Latina, a maioria no Chile e na Argentina. Nosso primeiro cliente na Colômbia iniciou operação como nossos produtos nos últimos dias, mas há oportunidades em outras praças”, comenta. “Falo especificamente de Portugal e países de língua portuguesa, onde entendemos haver uma boa oportunidade de crescimento”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News