O MTur (Ministério do Turismo) divulgou ontem (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, além de identificar necessidades de investimentos e ações propostas para promoção do setor nas regiões turísticas do país. Ao todo, foram registradas mais de 2,5 mil cidades em 322 regiões turísticas.

Entre fevereiro e março deste ano, a plataforma SISMAPA recebeu 2,8 mil solicitações de atualização de dados ou novos cadastros, feitos por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos secretários estaduais de turismo e, posteriormente, validados junto ao MTur. Dessa forma, os 280 municípios que não foram incluídos na primeira etapa ainda podem ajustar informações para integrar o Mapa.

“Qualquer município pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias”, destaca Gilson Machado Neto, ministro do turismo.

A partir deste ano, gestores municipais de turismo podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer momento, não mais a cada dois anos. “Em pouco tempo, tivemos grande adesão ao Mapa do Turismo, confirmando o reconhecimento da importância do segmento”, complementa o ministro. Em janeiro deste ano, o setor de turismo teve faturamento de R$ 15,4 bilhões.

Cadastro e classificação

Para se cadastrar no novo Mapa do Turismo, os municípios precisam atender a diversos critérios. Entre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Além disso, é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento garante ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Por fim, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o PRT (Programa de Regionalização do Turismo). O último passo é comprovar a existência de uma instância de governança regional no setor, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Em seguida, após preencher as informações, as cidades têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do MTur, que tem 15 dias para realizar a aprovação.

Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. A categorização considera o desempenho da economia no setor a partir de alguns fatores. Entre eles, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, estimativa de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem. O Mapa do Turismo 2022 pode ser acessando por meio do link.

(*) Crédito da foto: guertzen/Pixabay