O Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo) voltou a ser instrumento de discussão e estudo da CCR. O projeto tem tempo de implementação próximo a dez anos, de acordo com especialistas, e seria localizado entre Caieiras e Cajamar, na região metropolitana da capital. O valor estimado para construção fica próximo de R$ 10 bilhões.

Segundo a Folha de S. Paulo, o empreendimento teria ainda um pavilhão de exposições e convenções, maior da América do Sul. Além disso, ofereceria em sua área hotel, complexo residencial e comercial, área de logística, 16 mil vagas de estacionamento e outlet.

Contudo, algumas questões ainda ocupam espaço do segmento aéreo paulista e o novo aeroporto está em pausa. São elas a nova licitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP); obras nos trilhos de acesso ao GRU Airport; concessão de Congonhas (SP) e a internacionalização do aeroporto Catarina, em São Roque (SP). Especialista, portanto, acreditam que o mercado está saturado.

Novo aeroporto: lados

À Folha, o CCR afirma que a volta com o novo aeroporto tem relação com o aumento previsto no tráfego de passageiros e cargas no médio prazo. Na prática, a empresa não enviou nenhum pedido de autorização às autoridades.

“Acreditamos que o projeto do Nasp está inserido em uma perspectiva das autoridades aeroportuárias que preveem a necessidade de um novo aeroporto para São Paulo, no futuro”, diz em nota.

(*) Crédito da foto: Renan Araújo/Unsplash