Desde o início da pandemia, os desafios enfrentados pelo setor de hospitalidade têm sido de longo alcance. Os hoteleiros foram forçados a se adaptar às constantes mudanças de ocupação e aos rigorosos protocolos de limpeza. Enquanto 2021 foi mais um ano de transformações, 2022 promete ser pautado em novas tecnologias e tomadas de decisões, segundo divulgado pela Phocuswire.

A hospitalidade perdeu muitos talentos nos últimos dois anos, visto que o setor foi efetivamente fechado várias vezes, resultando em funcionários sendo forçados a encontrar empregos alternativos.

A rotatividade de colaboradores também aumentou à medida que a competição por pessoal é feroz, o que, por sua vez, levou a uma fuga de conhecimento devido à saída de trabalhadores efetivos e à sua substituição por novos talentos.

Essa dinâmica é um dos fatores-chave que tem exigido uma mudança na forma como os hotéis operam. Os hoteleiros tiveram que encontrar a maneira mais eficiente de administrar equipes mais enxutas e, às vezes, com menos conhecimento, além de usar maneiras inteligentes de integrar e treinar os recém-chegados.

Outra consequência da pandemia de corte de custos tem sido a redução das equipes de tecnologia internas, portanto, neste ambiente, onde há suporte técnico mínimo e uma grande quantidade de novatos na indústria, as ferramentas de operações devem ser intuitivas para usar, rápidas para implementar e devem agregar valor rapidamente após a instalação.

O tempo gasto para encontrar as soluções tecnológicas certas para apoiar o crescimento, à medida que a indústria se recupera com picos e quedas inesperados, não será desperdiçado para os hoteleiros.

Mais tomada de decisão e gerenciamento em nível de grupo

Em empreendimentos independentes, gestores costumam estar focados na operação, sobrando pouco tempo para se dedicar a questões mais estratégicas. Mesmo antes da crise, este sempre foi um dos grandes desafios para a administração de hotéis sem o respaldo de redes por trás.

No mundo de hoje, é um fato que quanto mais dados forem coletados e analisados ​​em várias fontes, mais insights o hotel tem que trabalhar para definir a estratégia certa e tomar as melhores decisões possíveis naquele momento.
Coletar dados de várias propriedades e analisá-los centralmente irá inevitavelmente fornecer percepções estratégicas mais profundas e melhor tomada de decisão do que estratégias baseadas nos padrões de um hotel isolado.

Os hoteleiros precisam ser capazes de tomar as melhores decisões para suas operações e hóspedes, com base em informações e dados em tempo real. Quando se trata de grupos e hotéis com várias propriedades, os gestores desejam garantir a consistência da marca em todos os departamentos e propriedades, algo que os clientes estão esperando mais do que nunca durante o Covid-19.

Para se adaptar a essas demandas, os hoteleiros precisam ser capazes de tomar grandes decisões que possam ser implementadas em escala e velocidade em suas propriedades, com a garantia de que não haverá inconsistências ou experiências reduzidas para os hóspedes.

Outro fator importante entre os grupos é atrair e reter funcionários, principalmente porque os hotéis enfrentam escassez de mão de obra. Pode haver lições aprendidas e exemplos tirados de unidades que celebram as vitórias de funcionários e equipes, e essas práticas podem ser implementadas em vários empreendimentos.

As equipes de limpeza e quem trabalha na operação hoteleira enfrentaram um dos momentos mais desafiadores de seu setor e se adaptaram a uma velocidade incrível, por isso é importante estar atento e comemorar sua equipe. Dessa forma, os hotéis podem ajudar a criar uma nova geração de colaboradores leais e motivados.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire