*Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

A Fogo de Chão Brazilian Steakhouse inaugurou recentemente uma casa conceito no Morumbi Shopping, na Zona Sul de São Paulo. Um super bar, logo na entrada, parte do espaço do salão com divisórias para eventos, a Península Grill, onde as carnes são assadas dentro do salão — sem qualquer escape de calor e fumaça graças a poderosos exaustores — são as principais novidades da casa, que tem capacidade para receber 300 pessoas.

Fogo de Chão - Foto_entrada

No alto a inovadora Península Grill e, acima, a entrada do novo restaurante no shopping

A empresa, sob a liderança do CEO Barry McGowan, recebeu jornalistas — entre eles o editor do QUE GOSTOSO! — e convidados para o último jantar do “esquenta”, pois houve outros encontros com clientes corporativos, antes de iniciar comercialmente as operações.

Antes do corte simbólico da fita de inauguração, McGowan disse em seu discurso que “neste momento da abertura do nosso restaurante no Morumbi Shopping celebramos os 42 anos da arte culinária do churrasco brasileiro e gaúcho”. Ele se referiu à idade da rede fundada por brasileiros no Rio Grande do Sul e, muito anos depois, comprada por um fundo estadunidense.

Fogo de Chão - Corte_da_fita

A cerimônia do corte da fita: sétima casa aberta no Brasil

Barry McGowan - CEO_Rede

Barry McGowan, CEO da rede, na Península Grill

Internacionalizada, a Fogo de Chão possui mais de 50 unidades apenas nos Estados Unidos e operações, além do Brasil, no México, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. Operando sempre com churrasqueiros e garçons gaúchos e vestidos de forma típica, com a bombacha.

Segundo o country manager Brasil, Paulo César de Azevedo Antunes, que veio da indústria hoteleira de luxo — ocupou a liderança na Rede Fasano —, a casa do Morumbi Shopping é conceito e a única assim em toda a América Latina. “As demais, sejam novas ou reformadas, vão seguir as inovações que apresentamos aqui”, afirmou ele ao QUE GOSTOSO!.

Equipe - Inauguração_Fogo_de_Chão

Nancy Yoshida, gerente de Vendas nas unidades da Vila Olímpia e Moema; Erivelton Campos, gerente geral da unidade Morumbi Shopping; e Anderson Ribeiro, gerente de vendas da unidade Botafogo (RJ), durante a inauguração

Inauguração Fogo de Chão - Foto_equipe

O country manager da Fogo de Chão Brasil, Paulo César de Azevedo Antunes, com Nancy e Ribeiro

Curadoria de carnes e bar

A Península Grill, novo nome do lugar onde as carnes são assadas, tornou-se o ícone da casa. Não fica separada, mas dentro do salão — daí o nome, uma península que sai do espaço da cozinha. Em volta da churrasqueira, há uma balcão na forma da letra “u” com ângulos retos, como a bancada de um bar.

Nestes lugares, o cliente fica próximo das carnes, sem sentir a alta temperatura e a fumaça, e tem um contato mais próximo com os profissionais da casa. Estes passam a atuar como quem faz a curadoria da refeição do cliente, sugerindo cortes e pontos, ou também recebendo as orientações.

“Os exaustores da Península Grill são cinco vezes mais potentes do que os já potentes exaustores das demais casas que não têm esta novidade, então o cliente pode ter uma nova e fantástica experiência sem se preocupar com calor e fumaça”, assegurou Antunes.

Sentado nas mesas, sim, os clientes podem e são atendidos na sua preferência de cortes e pontos, mas o espaço do Península Grill ganha mais charme, intimidade e, aos mesmo tempo, um clima informal. Muito boa ideia da rede.

Convidados - Península_Grill

Convidados na festa na área da Península Grill

Fogo de Chão - Obra_de_arte

Obra em alto relevo do tradicional trabalhador gaúcho que lida com o gado

Selma e Nancy - Inauguração_novo_espaço

A super simpática Chief People and Culture Officer da Fogo de Chão em Dallas (EUA), matriz da rede , a paulistana Selma Oliveira, e Nancy

Na entrada da unidade fica o super bar. Diferente dos demais, tem mais espaço, mais mesas e bancos e fica ao lado de uma adega com 700 garrafas de rótulos de várias procedências.

“Diferentemente dos bares das demais unidades, este novo é um bar de fato”, descreveu a gerente de Vendas dos restaurantes da rede na Vila Olímpia e em Moema, ambas em São Paulo, Nancy Yoshida.

“Não apenas um lugar de espera, aqui é muito mais. É um bar para quem quer vir beber e petiscar a qualquer hora, como nas demais unidades com o mesmo conceito”, enfatizou Nancy, que também veio da área hoteleira para a Fogo de Chão, trabalhando na área comercial de cadeias como Golden Tulip e Sheraton em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Aqui o cardápio traz cervejas, vinhos, sucos, drinques e petiscos muito bons, como os pasteis de queijo”, explicou ela, que presta ajuda na área comercial ao restaurante no Morumbi Shopping.

Bar - Fogo_de_Chão_SP

O bonito bar da unidade

Nancy e equipe - Festa_inauguração

O gerente geral da unidade Botafogo (RJ), Ronaldo Santos, o gerente geral da unidade Center Norte, Gelson Campos, Nancy, Ribeiro e o Chief Operation Officer da rede, Richard Lenderman

 

Fogo de Chão SP - Salão

Detalhe do salão da casa: espaço tem capacidade para 300 pessoas no total

Quinta casa em São Paulo

Segundo Nancy a chegada da rede neste novo endereço, neste momento de profunda flexibilização na pandemia com a avanço nítido da vacinação, marca o deslanchar com louvou dentro de um setor que sofreu pesadas baixas em todo o Brasil e mundo, o segmento da Restauração.

O novo estabelecimento chegou para atrair os milhares de executivos e executivas dos enormes edifícios corporativos no entorno do shopping. “Além disso, há muitos prédios residenciais nas redondezas e estamos próximos de bairros com alta demanda para o nosso produto”, explicou a gerente de Vendas sobre o motivo da chegada da rede neste ponto. Aliás, o imóvel da churrascaria era ocupado por uma unidade da livraria Saraiva.

O novo restaurante é o quinto na capital paulista e o segundo em um shopping center — as outras quatro unidades estão no Shopping Center Norte, nos Jardins, na Vila Olímpia e em Moema — e o sétimo no Brasil, — as outras duas unidades estão em Brasília e em Botafogo, no Rio de Janeiro. A unidade carioca, em tamanho, é a maior do mundo.

Evandro Berte - Gerente_Fogo_de_Chão_Vila_Olímpia

O gerente geral da unidade Vila Olímpia, Evandro Berte

Fogo de Chão - Unidade_Botafogo

Acima e embaixo, o restaurante em Botafogo, no Rio de Janeiro: a maior casa da rede no mundo

Diretores - Rede_Fogo_de_Chão

Ribeiro, Nancy e o diretor de Operações Brasil da rede, Cássio Silva

Eventos corporativos e sociais

Assim como nas demais casas, o segmento corporativo é prioritário na unidade do Morumbi. Os eventos, encontros, lançamentos e as reuniões estão voltando e, assim como todo o setor, a rede quer de volta os clientes empresariais. O mesmo vale para os eventos sociais.

“Oferecemos espaços de eventos, com equipamentos de áudio e vídeo próprios, sem cobrar pelo uso dos mesmos a partir de um número mínimo de participantes garantidos”, destacou Nancy.

No pacote completo para eventos, a Fogo de Chão pratica tarifas desde R$ 210 por pessoa. “Nesta, inclui rodízio, bebidas não alcoólicas a vontade (suco, água e refrigerantes), uma sobremesa e um café. Esse é o pacote Ametista, o que mais vendemos”, descreveu ela. O Ametista é praticado em todas as unidades no País.

Barry McGowan e Equipe - Inauguração_novo_espaço

McGowan, a gerente de Atendimento da Fogo de Chão no Morumbi Shopping, Ângela Aparecida Fulber, e Nancy

Fogo de Chão - Market Table

Acima e embaixo, a Market Table, o novo nome do bufê de frios, saladas e pratos quentes

Barry McGowan - Vitrine_carnes

O CEO da rede ao lado da vitrine das carnes

Tipos de refeição e preços

O rodízio completo custa R$ 180 por pessoa (unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro; em Brasília, R$ 175), e para quem não come tanto e/ou quer gastar menos, sem abrir mão da qualidade, a churrascaria continua “fatiando” a refeição.

Confira os preços, sempre por pessoa (sem bebidas, sobremesa e serviço): o bufê de saladas, que também tem pratos quentes e itens nobres como palmito, presunto cru e aspargos, sai por R$ 69,90; com bufê de salada e uma proteína “bem servida”, garantiu Nancy, e também sem bebidas, sobremesa e serviço: filé mignon (R$ 99), fraldinha (R$ 99), miolo de alcatra (R$ 99), peixe (R$ 89, consultar o nome com o garçom), salmão (R$ 94) e frango (R$ 84).

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!