A Copa do Mundo no Brasil rendeu elogios ao País, sobretudo pelos estrangeiros, que se mostraram surpresos com a organização do evento. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no jornal Folha de S. Paulo indica que o mundial teve a aprovação de 92% dos visitantes, que elogiaram tanto o conforto quando a segurança nos estádios. Em contrapartida, o preço dos hotéis está entre os aspectos avaliados negativamente no mundial, tendo sido considerado ruim/péssimo por 27% dos entrevistados. 

A organização da Copa foi avaliada como ótima/boa por 83% dos estrangeiros. Para 12% foi regular e apenas 3% consideraram ruim/péssima. Para 51% dos entrevistados a organização foi além do esperado. A mobilidade urbana, alvo de protestos entre os brasileiros, superou as expectativas de 46% dos visitantes, e foi considerada dentro do esperado por 40%A segurança também surpreendeu, sendo aprovada por 60% dos visitantes.

Entre os aspectos do Mundial mal avaliados por turistas, está, além do preço dos hotéis, o custo de vida, considerado ruim/péssimo por 29% das pessoas, e temas relacionados à pobreza, desigualdade social e favelas (18%).

A pesquisa considerou a opinião de 2.209 estrangeiros de mais de 60 países nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e em Fan Fests e locais de grande movimentação nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, além de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro entre os dias 1° e 11 deste mês.

Serviço
datafolha.folha.uol.com.br