Disputa entre BHG e Accor ocorre desde agosto de 2011
(foto: divulgação / Orient Express)

Na última terça-feira (6) a Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu favoravelmente à Accor na disputa judicial sobre a preferência de compra do Hotel Rio Palace, no Rio de Janeiro. A medida concede à empresa francesa a posse do empreendimento – ambicionado também pelo grupo BHG (Brazil Hospitality Group) – por meio do depósito judicial de R$ 180 milhões, pagos à Veplan, empresa proprietária do imóvel.

A decisão é o mais novo capítulo de um enredo iniciado em agosto de 2011. Na ocasião, o BHG entou na disputa pelo edifício e pagou R$ 184 milhões pelo prédio pretendendo assim substituir a bandeira Sofitel, presente na fachada há mais de 15 anos, por uma de suas marcas. 

Os desdobramentos desse processo de compra foram uma série de recursos em diversas instancias, a Accor requerendo sua preferência pelo tempo de locação e o BHG solicitando a vitória com base na sua negociação junto aos proprietários da edificação.

Empreendimento situado na zona Sul carioca e com localização privilegiada para os planos de expansão de qualquer empresa hoteleira, o Rio Palace, dessa forma, segue como Sofitel, o que gera celebração do lado francês da disputa. "“Estamos extremamente satisfeitos com essa decisão, que reconheceu todo nosso empenho e da nossa equipe de colaboradores", comenta, em nota, Roland de Bonadona, CEO HotelServices Américas & Caribe da Accor.

"A Accor tem todo interesse em manter e ampliar seus investimentos no Brasil, sempre contando com os parceiros de negócios que confiam na liderança de nossa operação no Brasil e na América Latina. Vamos investir na reforma do Sofitel Copacabana  que, além dos 18 hotéis já em operação hoje no Estado do Rio de Janeiro, se juntará aos 41 que teremos abertos em 2016", revela ainda o executivo.

Também responsável por um grande projeto de expansão no País, o grupo BHG ainda não posicionou-se oficialmente sobre o acontecido.

Serviço
www.accorhotels.com
www.bhg.net