(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)

Como fim da Copa do Mundo, no último dia 13 de julho, o setor de turismo vem fazendo diferentes balanços sobre o impacto da competição em seus diferentes segmentos. Também o transporte rodoviário obteve bons números com o intenso fluxo de turistas no País. Segundo balanço divulgado pela ClickBus, portal de vendas de passagens de ônibus, as vendas de bilhetes rodoviários cresceu 49,5% no mês de junho, impulsionado pelo torneio de futebol.

Antes do início do evento, o governo já havia estimado um crescimento de 30% na demanda por transporte rodoviário, que atenderia 1,1 milhão de visitantes durante a Copa. A Click Bus não divulgou o número de passagens vendidas, mas apontou que, levando-se em consideração somente as negociações feitas para as 12 cidades-sede, o aumento foi ainda maior: 71%.

Cidades como Recife e Fortaleza, por exemplo, registraram os índices mais elevados de aumento de vendas de passagens rodoviárias no período: 709% e 665% respectivamente. Em seguida, veio Salvador (271%), Brasília (201%), Belo Horizonte (116%), Cuiabá (102%), Rio de Janeiro (67%), São Paulo (54%), Porto Alegre (30%) e Curitiba (21%).

"Um dos fatores que beneficiou o crescimento do turismo neste segmento de transporte foi o fato de que os preços das passagens rodoviárias serem sempre os mesmos, já que são regulados pelo governo”, afirma Cesário Martins, co-fundador e co-CEO da ClickBus. O transporte rodoviário interestadual e internacional no Brasil é responsável por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários por ano. 

A indisponibilidade de passagens aéreas de última hora também é apontada pela companhia como um fator de impacto nestes números. “Muitas vezes, os ingressos para estes jogos eram adquiridos na última hora, já que o torcedor os comprava conforme suas seleções iam avançando na competição”, completa.

Serviço
www.clickbus.com.br