Henrique Eduardo Alves
(foto: divulgação / Ascom / MTur)

Rodrigo Janot, procurador-geral da República, afirmou que Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, recebeu recursos desviados da Petrobras em troca de favores à empreiteira OAS. As informações são de reportagem publicada na edição de hoje (6) do jornal Folha de São Paulo

Segundo informa a publicação, parte dos recursos do esquema de propinas na petroleira, desvendado pela operação Lava-Jato, teria como destino a campanha derrotada do atual ministro para governador do Rio Grande do Norte, em 2014.

A negociação supostamente frandulenta envolveria o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Léo Pinheiro, presidente da OAS, e Alves. As acusações constam no pedido de abertura de inquérito para investigar os três citados, num material enviado por Janot ao STF (Supremo Tribunal Federal) em abril. O pedido é mantido sob sigilo.

De acordo com a reportagem, na prestação de contas da campanha do atual líder do MTur, há registro de recebimento de R$ 650 mil da OAS. A Procuradoria ainda considera suspeitos outros R$ 4 milhões doados a Alves pela Odebrecht.

Em nota, o ministro diz que todas as doações que recebeu durante a campanha de 2014 foram registradas pela Justiça Eleitoral. 

Serviço
www.turismo.gov.br