Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro; um dos destinos mais conhecidos do País
(foto: divulgação / Orient Express)

O número de cidades com potencial turístico diminuiu entre as edições de 2013 e de 2016 do Mapa do Turismo Brasileiro, lançado ontem (12), pelo MTur (Ministério do Turismo). De acordo com os números divulgados, o País conta atualmente com 2.175 municípios em 291 regiões turísticas; ante 3.345 municípios em 303 regiões turísticas, no relatório de 2013.

A versão atual do mapa identifica as cidades de interesse turístico e aquelas que, de alguma forma, se impactam pelo turismo – como, por exemplo, as que não recebem turistas, mas enviam mão-de-obra ou insumos para cidades vizinhas que são efetivamente turísticas.
 
Segundo o MTur, dos 26 estados do País, 24 tiveram o número de municípios reduzido entre as versões de 2013 e 2016. Apenas Pará e Santa Catarina registraram um aumento.

Alberto Alves, que ocupa de maneira interina o cargo de ministro do Turismo, acredita que o redimensionamento contribui para melhorar a capacidade da pasta em atuar de forma coordenada com os Estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. "Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados", afirma.

Sendo assim, o MTur crê que o mapa atual traz um retrato mais adequado à realidade do País, pois nem todas as cidades da versão anterior tinham potencial turístico. Isso porque 92% (1.078) dos municípios que deixaram o mapa estavam listados como D e E dentro do programa de categorização dos municípios turísticos – ou seja, já não tinham infraestrutura capaz de atrair turistas.

Confecção do mapa
Segundo os representantes da pasta, o mapa funciona como uma base de orientação para melhor direcionar políticas e verbas públicas para áreas e cidades com potencial no segmento turístico.

O governo entende que este é um instrumento que é feito para auxiliar a aplicação das políticas públicas de turismo. A explicação é que com o mapeamento em mãos, os gestores conseguem direcionar as verbas às regiões corretas. 

A construção do mapa é feita em conjunto com os órgãos de turismo estaduais. Foram feitas oficinas e reuniões em todos os estados para definir quais cidades se enquadram nos critérios adotados. Esses critérios são baseados em uma portaria do ministério que considera, entre outras questões, a existência de um órgão responsável pelo setor, de verba específica e a oferta turística regional. A cidade também precisa assinar um termo de compromisso com o Ministério do Turismo.

Distribição do mapa por macrorregião:

                           Regiões              Municípios
 
Norte                      33                        155
 
Centro-Oeste         35                        187
 
Nordeste                80                        489
 
Sudeste                 90                        642
 
Sul                         53                       702
 
Total                      291                     2.175

Serviço
www.turismo.gov.br