No fim do segundo e último dia do Festival de Turismo de João Pessoa, sábado (22), Bruno Mesquita e Claudio Junior, organizadores do encontro reuniram a imprensa para uma coletiva com a presença dos principais players do evento, as Secretarias de Turismo dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul e as algumas das operadoras que foram âncoras do Festival, IberoService, FRT e Flytour + MMT GapNet.

Bruno Mesquita salientou que a organização tem como foco prover a continuidade das capacitações que são feitas pelas operadoras aos agentes de viagem que participam do Festival JPA. “Esse é nosso diferencial, não apenas reunir o trade mas, principalmente, realizar a qualificação para que o turismo em si se prolifere cada vez mais. Tendo conhecimento do produto, vende-se melhor e a roda gira plenamente.”

Claudio Junior disse que a preocupação no crescimento do evento tem como base manter a sua qualidade e, paulatinamente, continuar na prospecção dos índices. “Temos um trabalho permanente que é buscar a representatividade do turismo como plataforma de base do Festival JPA. Já conseguimos consolidar o evento como o maior do Norte e Nordeste, precisamos ter como foco na qualidade do evento permanentemente”, disse.

Organizadores e os principais players do Festival JPA
(fotos: Peter Kutuchian) 

As secretarias de Turismo opinaram em conjunto da importância do Festival JPA. Ruth Avelino, da Paraíba, afirmou que o apoio ao Festival estará sempre garantido durante a gestão atual. “Acreditamos no Festival e vemos a importância dele para a nossa região e às demais que fazem parte do Nordeste”. 

Luiz Castro, da Bahia afirmou que tem muito orgulho em ver o Estado da Paraíba organizar um evento tão relevante e elogiou quanto ao horário da feira, que tem início às 16h, dando tempo para os agentes e visitantes conhecerem os atrativos locais.

Para Cristina Ribeiro, do Rio Grande do Sul, o evento é uma oportunidade única para divulgar os atrativos do seu Estado. Hosana Colovini, também do RS, disse que o Festival JPA cresceu nas duas vias, qualitativa e quantitativamente. 

Haroldo Azevedo Filho, do Rio Grande do Norte, disse que suas expectativas em relação ao encontro foram superadas, viu um incremento de público do ano anterior para esta edição e pode capacitar os agentes para os atrativos localizado no Interior de seu Estado, fugindo do tradicional turismo "Sol e Mar”.

Quanto às operadoras, todas também foram unânimes da importância do Festival. Patrícia Macedo, da IberoService disse que as representações dos países estrangeiros como Emirados Árabes Unidos, Egito e Grécia confirmaram a participação pois sabiam da qualidade do evento. 

Secretarias dos Estados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul foram unânimes em relação ao Festival

Danielle Meirelles, da FRT, disse que apesar do ano difícil, sua operadora contabilizou o aumento dos índices da Feira, coroou a participação e disse já ter medido o resultado da edição 2016, que foi excelente.

Ronaldo Faria, da Flytour, que participou pela primeira do Festival JPA, disse estar muito satisfeito em ver que as capacitações foram tão bem organizadas e obtiveram tanta representatividade e se disse impressionado pelo volume de profissionais que se interessaram pelo produtos turísticos.

Maryane Giacometi, da MMT GapNet elogiou a infraestrutura do evento e da qualidade do trabalho da Luck Receptivo.

A imprensa sentiu falta de uma estrutura adequada para poder produzir notícias em tempo real, a ausência de uma sala de imprensa, de computadores e de conexão à internet inviabilizaram a produção das notícias, por isso que todas as notícias apuradas pelo HN, exceto a da abertura, foram publicadas somente hoje (24).

Claudio Junior garantiu que para a próxima edição, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro haverá lounge e sala de imprensa equipada para atender a imprensa.

Serviço
festivaldeturismodejoaopessoa.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viajou à Paraíba a convite da organização do Festival JPA.