De Las Vegas, EUA*

Teve início hoje (9) no Hotel Bellagio, em Las Vegas, a Expedia Partners Conference 2015, evento que reúne cerca de dois mil participantes e que termina amanhã. Os trabalhos começaram alguns minutos depois das 13h em um dos grandes salões do empreendimento norte-americano.

Considerada a maior empresa de turismo online do mundo a Expedia engloba várias marcas como hotels.com; Orbitz; Trivago; Travelocity e Hotwire.

A programação do primeiro dia trouxe ao palco Mark Okerstrom (CFO); Dara Khosrowshahi (CEO); Ariane Gorin (VP Expedia Europa); Greg Schulze (VP Global Tour e Transporte); Cyril Ranque (presidente Parceiros de Serviços de Hospedagem) e Nikky Khrisnamurthy (VP Local Expert), além de Johan Svanstrom (presidente Hotels.com) e Neha Parikh (VP Hotels.com); John Kim (CPO Worldwide), Aman Bhutani (Presidente de Marcas); e das celebridades empresariais Diane von Furstenberg e Barry Diller.



Mark Okerstrom
(fotos: Peter Kutuchian)

Mark Okerstrom apresentou um panorama dos acontecimentos mundiais como o colapso econômico da Grécia, a diminuição do crescimento da China, a queda do preço do barril de petróleo, o início da normalização das relações entre EUA e Cuba, a eleição do primeiro ministro mais jovem do Canadá, a crise que afeta o Brasil e a onda de terrorismo que atingiu a Fraça. “O mundo está passando por várias mudanças, mas as pessoas não estão deixando de viajar, ao contrário, as previsões demonstram que o índice está aumentando. O que varia é a forma da qual os turistas viajam”, explicou.

O executivo apresentou também outros índices como o do PIB de algumas regiões do planeta como EUA (+2%); Europa (+1,9%); China (+6,8%) e Brasll (-0,8%) – aliás o País foi citado várias vezes pelos painelistas.

Depois, Okerstrom mostrou o desempenho da RevPar na região da América do Norte (+7%); Europa (+8%); Oriente Médio e África (+3%); região da Ásia e Pacífico (-0,1%) e América do Sul (-1%). Em seguida, apresentou o volume de negócios gerados pelo turismo nas mesmas regiões, totalizando o montante de US$ 1,3 trilhão, liderados pela Europa, Oriente Médio e África (US$ 476 bi); América do Norte (US$ 374 bi); Ásia Pacífico (US$ 367 bi) e América Latina (US$ 92 bi).

Ele ressaltou o volume de negócios gerados pela Expedia, cujo valor é US$ 65 bi, incluindo a Orbitz; qual é o número de consultas de passagens aéreas no site, atingindo a expressiva marca de 7,5 bilhões de procuras, e a quantidade de pernoites vendidas, que é de 188 milhões.

Nem só de números negativos foi ilustrado o Brasil, que ganhou na relação de destinos mais desejados e que cuja procura irá aumentar 230% em 2016, que foi o caso do Rio de Janeiro.

Finalizando, Okerstrom falou quanto a Expedia investiu em tecnologia neste ano (US$ 750 milhões) e em marketing (US$ 3,2 bi).

Serviço

expediapartnerconference.com