Petrópolis, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 17 e 29 deste mês a 16ª edição do Petrópolis Gourmet. O evento gastronômico, cujo tema é “Cerveja na Panela”, acontece pela primeira vez durante o verão e a expectativa dos organizadores é de que o festival incremente a movimentação nos restaurantes e hotéis em cerca de 20 a 25% no período. O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com produção da MP Eventos, promoções culturais, e apoio da Cervejaria Bohemia. A curadoria gastronômica fica a cargo dos chefs Rodrigo Trindade e Alice Carol Cox.

Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil e um dos cinco indutores do turismo do estado, a cidade tem uma forte tradição cervejeira e é, também, conhecida como Vale dos Gourmets, pela excelência e variedade de sua gastronomia. A união das duas vocações motivou esta edição.

"A mudança da data do festival vem ao encontro da necessidade de um grande evento na Serra durante o verão para impulsionar as vendas da rede hoteleira, trazer mais visitantes aos restaurantes e comércio, além de consolidar Petrópolis também como um destino de verão, e não apenas de inverno, como já é conhecida. Com esta ação, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau pretende beneficiar todos os seus mantenedores, gerando um grande fluxo de pessoas em seus estabelecimentos, além de movimentar a economia da cidade como um todo", comenta Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e proprietária do Hostel 148.

Além do circuito gastronômico, que reúne 35 restaurantes e destaca as criações dos chefs locais, com menus a partir de R$ 39,90 até R$ 140 por pessoa, o Agito Gourmet também integra a programação. Nele, os chefs realizam encontros em espaço público e servem mini degustações gratuitas do saboroso arroz cervejeiro para os passantes. Participam da atração os chefs Alice Carolina Cox, José Maurício Soares, Cristina Pelegrini e Marco Barbatti, entre outros.

Para valorizar a produção local, será realizado também o Mercado Gourmet no Shopping Vilarejo, em Itaipava. Barraquinhas serão instaladas para exposição e venda de produtos orgânicos, como geleias, conservas, folhagem, legumes, mel, ovos, massas, entre outros. Os participantes integram a Associação de Produtores de Orgânicos de Petrópolis, que é considerada a maior cidade produtora de Orgânicos do Estado do Rio de Janeiro.

A programação ainda conta com apresentações musicais, palestras, oficinas, workshops sobre cerveja e participação da associação Deguste, de cervejas artesanais. As cervejas poderão ser harmonizadas com os pratos especiais do festival, já que o shopping abriga alguns dos restaurantes participantes. Tudo isso sob as bênçãos de São Sebastião, nos dias 20 e 21 de janeiro.

O evento terá a participação da chef convidada Juja, vinda do Maranhão especialmente para ministrar oficinas no último final de semana do Petrópolis Gourmet, trazendo novidades da cozinha maranhense.

Um tour por uma das primeiras cervejarias em atividade no Brasil, a Bohemia, integra o roteiro turístico de Petrópolis. O espaço abriga um dos mais completos centros cervejeiros do mundo, que conta a história e as curiosidades deste universo. O passeio tem diversos ambientes interativos, restaurante e visita ao Empório Cave Bohemia, onde são maturadas e envelhecidas a cerveja Reserva em barris de carvalho.

Para a curadoria, a escolha da estação destaca ainda mais o ingrediente temático desta edição. A proposta, além de divulgar a tradição cervejeira petropolitana, é integrar ainda mais os produtores e os restaurantes. “Queremos aproveitar este momento em que as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais paladares para valorizar também os primeiros produtores e incentivar criações gastronômicas com o ingrediente”, destacou o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), curador do evento, chef e proprietário do Sakura Sushi, Rodrigo Trindade. 

Serviço
petropolisgourmet.com.br

* Foto: reprodução do site/Petropolis Gourmet