Roland de Bonadona atua na Accor Hotels desde 1973
(fotos: Peter Kutuchian)

Está acontecendo neste momento no Pullman São Paulo Vila Olímpia o show da banda Beatles Forever, que faz parte do evento de despedida de Roland de Bonadona, um dos maiores nomes da hotelaria brasileira. Um ciclo se encerra na Accor Hotels com a saída do executivo francês, que atuou na rede por mais de 42 anos.

“Estou muito orgulhoso em estar onde estou", disse o executivo agora há pouco em seu discurso de despedida. "Quando cheguei aqui no Brasil, sendo Salvador, na Bahia, o solo que pisei pela primeira vez, percebi e entendi naquele momento que este era o País da hospitalidade e que haviam muitas oportunidades no turismo", relembra.

Bonadona, que deixa o cargo de COO da América Latina e Caribe na Accor, para seu conterrâneo Patrick Mendes, chegou ao Brasil em 1990 para tocar a marca de luxo da rede, Sofitel. Em 1994, já assumia o comando geral da rede, e quatro anos depois a operação de todos os hotéis da América Latina. Há 18 meses, a região do Caribe entrou sob a sua guarda, acumulando 15 países, 260 propriedades e 15 mil colaboradores sob seu olhar. Vai demorar para desatrelar a Accor do nome Bonadona.

Segundo Patrick Mendes, um dos motivos em vir para o Brasil foi o de poder trabalhar com Bonadona. "Há cerca de 12 anos, quando o conheci, percebi que minha carreira dependia da oportunidade em trabalhar com ele para poder captar um pouco da expertise do Bonadona. É uma honra poder assumir o lugar dele", diz o executivo, que assume o bastão no próximo dia 1º de julho.

Bonadona recebe a placa de homenagem de Patrick Mendes,
que assume o comando da Accor no próximo dia 1º

O evento começou com um video com Jean Larcher, fundador da Accor Hotels no Brasil. "Eu construí a Accor e saí com 20 unidades em operação. Você, Bonadona, está saindo com 200 hotéis no teu currículo. Patrick, você tem o desafio de somar mais 200 em cinco anos", declarou Larcher.

Alguns dos mais antigos colaboradores corporativos da Accor subiram ao palco para prestar suas homenagens, entregando alguns presentes para o Bonadona. Depois, foi a vez de outros funcionários, de diversas áreas dos hotéis paulistanos, presentearem também o executivo com roupas e tênis de corrida, esporte praticado por Roland.

Finalizando seu discurso, Bonadona disse que o sucesso da expansão da Accor no Brasil se deve a expertise importada da França para cá: "Muito do que a Accor trouxe serviu de base, aliada aos parceiros, investidores e colaboradores. Sem os parceiros investidores, que são verdadeiros heróis em poder empreender neste País, não poderiámos ter crescido tanto. O mundo muda, agora a era é de globalização de digitalização, e por isso o Patrick fica no meu lugar. Ele é jovem e dará continuidade ao trabalho iniciado lá atrás por Larcher, depois eu, e agora ele", finalizou Bonadona.

Confira abaixo alguns cliques do evento.

Serviço
accorhotels.com