Manuel Arrey, fundador do grupo Arrey
(foto: Filip Calixto)

Criada por Manuel Arrey, espanhol que adotou o Brasil, mais especificamente o Piauí, como casa, o grupo Arrey nasceu para ser uma grande indústria, incorporadora e construtora. Aos poucos foi desenvolvendo novos negócios e ampliando seu alcance. O mas recente deles, a hotelaria, segmento cuja proporção foi maior do que o imaginado previamente, agora tem especial espaço dentro das projeções da empresa.

Atualmente são quatro hotéis em território piauiense e um, frise-se, no interior da Espanha, na região de Plasencia, em Extremadura. Dimenção suficiente e até surpreendente para uma companhia que está no mercado hoteleiro há menos de dez anos, mas não para por aí. Em dezembro Teresina recebe a unidade econômica da rede e, para as próximas temporadas, Barcelona é o destino almejado.

Por ordem de inauguração, a rede é estruturada da seguinte forma: Arrey Executive Flat Hotel, Arrey Fórmula Flat, Hotel Fórmula Flat Itaiueira – o único no interior piauiense -, Gran Hotel Arrey e Palácio Carvajal Girón. Tudo organizado e gerido pela família que empresta nome ao conglomerado de empresas.

Para conhecer mais alguns detalhes sobre a corporação euro-brasileira, a reportagem visitou as unidades piauienses e participou do lançamento do primeiro hotel espanhol.

* Por Filip Calixto



A fachada do Gran Hotel Arrey, caçula da companhia piaiense em Teresina

Em Teresina, capital do Estado do Piaí, ao menos para os de fora, o calor impressiona. Ainda que durante a noite, ainda que fora das estações mais quentes do ano, o termômetro não costuma dar trégua e o vento refresca pouco. Apesar disso, as ruas largas de um município planejado em sua construção costumam trazer novos habitantes para o lugar que tem mais de 840 mil pessoas como população, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi nesse cenário que há pouco menos de dez ano nasceu o primeiro hotel Arrey, embrião da Arrey Hotels.

À época a intenção do grupo era a diversificação de seus ramos de atuação, mas num desses episódios em que a intenção vira realidade o meio de hospedagem começou a gerar bons dividendos num mercado carente de produtos hoteleiros. Aí estava o passaporte para a incursão da companhia num novo nicho. Em seguida apareceram novas oportunidades e, consequentemente, mais empreendimentos. Hoje, cinco hotéis e quas euma década depois, a estimativa é que a corpração tenha investido, somente no Estado do Piauí, cerca de R$ 100 milhões para acumular seus 700 apartamentos administrados.


Parte da equipe Arrey, que administra os hotéis no Piauí

Tal resumo é feito por Esdra Márcio Bezerra, diretor Operacional da companhia, que acompanhou a trejetória de desenvolvimento da empresa desde o início. Atualmente ele comanda a operação de alguns hotéis e supervisiona, com impressionante cuidado e agilidade, as questões que repercutem em todas as unidades.



Numa mesa do restaurante do Gran Arrey Hotel, Bezerra explica que o desenvolvimento foi ocorrendo de forma orgânica por conta da necessidade de oferta que a cidade apresentava. De acordo com ele, Os primeiros hotéis apresentaram resultados e os seguintes foram surgindo como que num movimento natural que se deu para suprir a procura que já havia. 


Empreendimento passa por últimos detalhes de acabamento

Sem tradição entre as principais capitais turísticas do Nordeste Teresina costuma ter seu movimento de viajantes sempre atrelado ao setor corporativo e  esse foi o caminho escolhido pela família Arrey. "Todos os hotéis foram construídos com características de empreendimentos de negócios, para atender os empresários que passar pela região", comenta o diretor. 

A fórmula mostrou sua eficiência. Os empreendimentos da companhia motram a boa aceitação em seus índices de ocupação. E um novo perfil de hotel apareceu, o Arrey Express que, abrindo as portas no último mês do ano, é direcionado ao viajante de negócios que procura ofertas com custo benefício mais atraente. É um hotel de classificação econômica, com espaços menores e serviços mais enxutos.


Esdra Márcio Bezerra, diretor Operacional da companhia

"É nosso projeto mais recente e o que tem recebido maior atenção. Será um novo tipo de oferta da rede que, nessa investida atrela serviços terceirizados ao empreendimento instalando um pequeno shopping com conveniências para os hóspedes", antecipa acrescentando que as vendas de diárias no lugar já começaram.

O ramo hoteleiro vingou, resultou em ganhos e como que numa jogada de sorte outra oportunidade apareceu. Dessa vez na Espanha, num antigo palácio construído no século XVII e desde então administrado por diferentes proprietários. O mais recente deles, Manuel Arrey, que voltando a seu país de nascimento fez do lugar o mais recente e mais característico hotel Arrey, representando uma empresa que compreende oportunidades como novos inícios e inovação como rotina.

Serviço
arreyhotels.com