Raquel Lima, Area Manager, e Thaís Guerra, Market Manager, falam sobre a Expedia para os hoteleiros
(foto: Juliana Bellegard)

Buscando esmiuçar as funcionalidades e benefícios de sua ferramenta voltada para hotéis, a Expedia promove, neste início de ano, uma série de workshops para os profissionais do segmento de hospitalidade. A proposta é que, além de falar sobre a ferramenta, os presentes tenham a oportunidade de conferir algumas das últimas tendências da indústria de viagens.

A Market Manager Thaís Guerra e a Area Manager Raquel Lima são as executivas responsáveis por estes encontros, nos quais elas buscam sempre compartilhar com os presentes o conhecimento sobre o mercado e as tecnologias. Elas explicam que o há um interesse dos hoteleiros nestes dados, buscando a melhor forma de trabalhar com estes novos canais.

Um dos destaques da apresentação feita por elas nestes encontros é o segmento mobile, que vem crescendo expressivamente dentro da Expedia e em todo o mercado. Atualmente, segundo os dados apresentados, 52 milhões de brasileiros têm smartphone, e é por meio deles que 52% dos usuários de internet conectam-se. 

De 2013 para 2014, a Expedia registrou um crescimento de 70% no número de noites reservadas via mobile. As executivas explicam que o hoteleiro que utiliza a ferramenta da companhia tem total autonomia para gerencias suas tarifas e promoções, aproveitando as movimentações do mercado. Um dado interessante neste sentido é a janela de reservas do canal mobile: a maioria dos usuários (80,2%) faz a compra para a hospedagem no mesmo dia. O número tende a cair para até 12,7% quando se chega a uma antecedência de até 20 dias, mas volta a subir para 17% na janela entre 61 e 90 dias antes da viagem.

A companhia Expedia Inc, da qual a marca Expedia faz parte, conta com 13 outras marcas – juntas, elas somam, atualmente, 153 milhões de aplicativos baixados. Entre os cinco com maior número de downloads em todo o mundo, dois pertencem à companhia: o app da Hotels.com, que só perde para o TripAdvisor na preferência dos usuários; e o Hotwire.

"Estes workshops são uma maneira que temos de dividir as informações com os hoteleiros", explica Thaís. Frente a este cenário, ela destaca alguns dos benefícios oferecidos pela ferramenta da Expedia, tais como a possibilidade de fazer um pacote dinâmico (agregando produtos como aéreo e locação de automóvel à hospedagem) e trabalhar estas janelas de reservas com tarifas diferentes, por exemplo.

Além disso, elas apontam alguns fatores de destaque dos hotéis dentro da página da companhia: fotos atualizadas são importantes – o portal permite um máximo de 50 imagens, além de possibilitar a realização de um tour virtual pelo empreendimento -, assim como as opiniões, que são restritas aos viajantes que já se hospedaram no hotel. Por fim, a Expedia ainda envia relatórios dos dados e resultados do meio de hospedagem, para que ele possa analisar as informações e desenvolver melhor seu trabalho.

A Expedia ainda realiza novos eventos em São Paulo (em 6 e 20 de março), o H2 Workshop em Porto Alegre (de 24 a 27 de fevereiro), o H1 Commerce em Salvador (3 de março) e o H1 Ecommerce em Recife (24 de março).

Serviço
www.expedia.com.br