O edifício do hotel serve como tela de projeções para o espetáculo
(foto: divulgação / Tauá Hotéis e Resorts)

Entre os dias 25 de março e 24 de abril a cidade de Araxá, no interior mineiro, tem seu principal monumento turístico como centro das atenções diárias para moradores e turistas que passam pelo lugar. Nesse período será realizada a terceira edição da Páscoa Iluminada, promovida e organizada pela rede de resorts Tauá. Em linhas gerais, o evento é um espetáculo de luzes, música e interpretação que usa o castelo – construído em 1938 -, onde está o hotel da rede organizadora, como cenário para contar a história bíblica que motivou a celebração da Páscoa. Para este ano, a expectativa é que 40 mil pessoas acompanhem a atração que pretende ser conhecida como o principal evento do ensejo no País.

Comparado aos outros dois anos (2014 e 2015), a edição 2016 tem como principal diferença o período de exibição, passando de dez para 30 dias entre as realizações. A modificação, segundo contou Lizete Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing da rede hoteleira, tem a intenção de alcançar mais pessoas como maior motivação. Entre as temporadas de realização, houve sempre acréscimo de dez mil pessoas e essa continua sendo a estimativa.

Aliado ao interesse religioso e histórico que evento e hotel despertam, existe ainda o fenômeno do crescimento das viagens domésticas verificado desde o ano passado. Para a diretora da companhia, o País vive um momento de valorização do turismo dentro do próprio território e isso é um auxílio à iniciativas como a realizada no próximo mês. 

A realização do projeto Páscoa Iluminada é de iniciativa da Rede Tauá de Hotéis e Resorts e a maior evidência disso é que a própria companhia arca com os custos de produção que chegaram a R$ 1,5 milhão este ano. Segundo contam os organizadores, houve aportes parecidos nos dois outros anos e nem sempre o retorno do investimento foi alcançado.

"Entendemos que este é um investimento a longo prazo. A intenção é consolidar um evento que fique atrelado ao turismo da cidade e isso não acontece do dia para a noite", avalia Lizete que confessa ter o Natal Luz, de Gramado (RS), e os parques norte-americanos Universal e Disney como inspiração.


O lago do resort também é utilizado como palco para apresentações

Os expectadores dividem-se entre habitantes do município, que tem preços promocionais, turistas de passagem pela cidade e hóspedes do Tauá Grande Hotel Termas & Convention de Araxá, que é onde o espetáculo ocorre. Com alta procura, as vagas do empreendimento da rede organizadora estão escassas, o que acaba sendo interessante para outros meios de hospedagem da cidade, que conseguem receber clientes atraídos pelo festival.

Os paulistas têm sido o público mais presente até aqui. Mineiros e viajantes oriundos do Centro-Oeste aparecem também como bons frequentadores da exibição.

Atrações do período
Conforme explicado em coletiva de imprensa realizada no último sábado (27), os quatro principais espetáculos da Páscoa Iluminada Araxá são realizados no lago e na fachada do Tauá Grande Hotel. Eles são: Jesus, Paixão, Vida e Luz, que é exibido na fachada de 120 metros de comprimento do hotel por meio da projeção de imagens; Aleluia! A Grande Jornada, com o lago do hotel como cenário e projeções em uma cortina d'água; Grande Jantar Veneziense, no quel os hóspedes e clientes têm à disposição um cardápio servido num dos salões do edifício; e os esquetes de teatro na rua, cada um com 20 minutos de duração contando etapas da vidade de Jesus. 

Serviço
www.tauaresorts.com.br