Henrique Campolina, Country Manager da Fastbooking, Patrick Mendes, CEO Accor Hotels América do Sul e Guillaume de Marcilac, co-CEO da Fastbooking
(foto: Hugo Massahiro Okada)

A AccorHotels promoveu hoje (17), na sua sede, em São Paulo, a abertura da subsidiária brasileira do Fastbooking, "fábrica digital do grupo dedicada a hotéis independentes". Participaram do encontro, Patrick Mendes, CEO companhia hoteleira para o mercado da América do Sul, Henrique Campolina, Country Manager Fastbooking Brasil, e Guillaume de Marcilac, COO da empresa Fastbooking, adquirida pela Accor em abril de 2015.

"Foram quase sete meses de preparação e hoje apresentamos oficialmente o Fastbooking América do Sul, com a estreia no Brasil", revela Patrick Mendes. "Nos últimos anos, a AccorHotels lançou diversas inovações e mostrou modelos disruptivos na sua maneira de operar. Nesse panorama, o Brasil, terceiro mercado mais importante para a companhia, nos motiva a querer operar em todas as atividades que mantemos a nível mundial", completa.

"O que fizemos foi comprar a Fastbooking – empresa consolidada no mercado – em abril de 2015 e ajudamos essa empresa a ter capital para desenvolvimento mundial. Capitalizamos o que já tínhamos na Europa, depois lançamos a solução na Ásia-Pacífico e, por conta do êxito alcançado, estamos lançando agora no Brasil", segue Mendes.

A Fastbooking é uma empresa francesa fundada em 2000 para oferecer a hotéis independentes soluções e-commerce para o incremento de suas vendas diretas e em canais eletrônicos. Suas principais áreas de especialização incluem o desenvolvimento de sites para hotéis e serviços de marketing para aumentar o tráfego, bem como soluções de software, como mecanismos de reservas, gerenciamento de canais, ferramentas de otimização de gerenciamento de receita e inteligência competitiva. "Os serviços da Fastbooking podem ser utilizados tanto por hotéis independentes que pretendem melhorar a sua posição nos meios digitais como também para marcas da Accor. Um hotel Mercure, por exemplo, pode contratar os serviços da empresa para a criação de um site, ou para potencializar a sua presença online", comenta o CEO da Accor.

A empresa atuará como uma espécie de braço da AccorHotels para a distribuição de hotéis independentes. Uma estratégia da rede para complementar a oferta hoteleira nas cidades em que atua. Assim, os empreendimentos poderão optar apenas pelos serviços descritos acima, ou além disso, integrar o portfólio de unidades presente no site accorhotels.com como "hotéis selecionados", sem perderem sua identidade própria e história, mantendo assim a sua autonomia e características de empreendimento independente.

"Nós fizemos um estudo um ano e meio atrás, antes da compra do Fastbooking e identificamos que, 300 cidades do mundo representam quase 90% das deslocações mundiais em viagens. Ou seja, se você consegue ter um hotel midscale, econômico ou luxury nessas 300 cidades, você cobre quase 90% do consumo mundial da hotelaria. Nosso objetivo é esse, com nossos hotéis e agora com os independentes que serão distribuídos por meio dessa facilidade", complementa.

A novidade permitirá aos hotéis independentes integrar a plataforma de distribuição AccorHotels. O objetivo da "fase um" do projeto, segundo Mendes, é alcançar pelo menos 200 hotéis independentes em 30 cidades brasileiras no primeiro ano de atuação do Fastbooking. "A partir de amanhã, vamos adicionar hotéis que não são de nossas marcas ao nosso website, são hotéis que possuem marca própria, mas que vão aparecer como hotéis associados", explica, enfatizando que até o momento, o site era espaço exclusivo das marcas da companhia.

Critérios e seleção
A seleção desses empreendimentos leva em consideração a sua localização geográfica, a sua categoria, que, no primeiro momento está voltada para o midscale ou upscale e desempenho no TripAdvisor com score de quatro para hotéis midscale; 4,5 para upscale e 3,5 para econômicos que se candidatarem para o Market Place.

Não será cobrada taxa de adesão ao Market Place. A comissão será de 16% incluindo impostos a partir de 2018, mas uma taxa promocional será aplicada em 2017 a 14%. incluindo impostos para os primeiros hoteleiros que participarem do programa. A Fastbooking também irá propor uma gama de serviços digitais opcionais para reforço da presença desses hotéis nos meios digitais.

Serviço
fastbooking.com
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