O 12º Festival de Turismo das Cataratas está sendo visto pelos organizadores do encontro como a edição que registre os melhores números de sua história. O evento, que tem o apoio da Itaipu Binacional, será de 28 a 30 deste mês, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel.

Segundo o comunicado são esperados cerca de oito mil participantes, quase 1 mil a mais que na edição anterior. Só em 52 caravanas virão mais de duas mil pessoas de 60 municípios de 11 estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande no Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul. Há ainda caravanas do Uruguai, Paraguai e Argentina.

Todos os estandes da Feira de Turismo foram comercializados e a expectativa é que participem da exposição mais de 800 marcas, cerca de cem a mais que em 2016. Além dos destinos que tradicionalmente expõem em Foz do Iguaçu, esta edição traz uma novidade: pela primeira vez haverá um expositor de um país africano, Angola.

A abertura oficial do Festival de Turismo será na quarta-feira (28) no Recanto Cataratas Thermas Resort, com a presença já confirmada do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Já a abertura da Feira de Turismo e Negócios será no dia seguinte no Rafain, onde também acontecem os eventos paralelos e as palestras.

Turismo lusófono
Paralelamente aos eventos do Festival de Turismo, mas exatamente por acontecer neste momento no Brasil, Foz do Iguaçu vai sediar também o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, que já tem a confirmação de nove ministros, entre eles o brasileiro, Marx Beltrão.

O organizador do festival, Paulo Angeli, diz que convenceu as autoridades federais a trazerem o evento para Foz do Iguaçu já que a cidade estava preparada para atender profissionais e empresas do setor de turismo, inclusive com oferta de descontos nos hotéis. “Era pertinente que este evento viesse para cá”, afirma.

Bom momento
Os eventos paralelos ou complementares ao Festival também surpreenderam os organizadores, como o Salão do Vinho Argentino. Mas surpresa mesmo foi com o comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, que irá dar descontos especiais para os participantes do Festival. Segundo Paulo Angeli, isso mostra que os comerciantes do Paraguai já entenderam a importância de atrair os turistas como compradores, o que beneficia todo o Destino Iguaçu.

Paulo Angeli diz que Foz do Iguaçu vive novamente um bom momento, depois de turbulências que levaram a aparições políticas negativas no noticiário, com o afastamento do prefeito e vereadores por acusações de corrupção.

A exemplo das edições anteriores, Itaipu é uma das patrocinadoras do evento, que tem também uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a realização do Hackatour, a maratona de programação de computadores.  “Ficamos satisfeitos em saber que, mesmo com a mudança na diretoria, Itaipu entendeu a importância do turismo como gerador de emprego e renda”, afirma.

Embora o festival provoque um aumento da demanda turística, a responsabilidade socioambiental está entre as preocupações da organização. “É o único evento de turismo no Brasil que faz compensação de carbono”, afirma Angeli.

Depois de calculadas as emissões de gases de efeito estufa que o evento provoca, o impacto é compensado com o plantio de mudas de árvores em local definido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Este ano, deverão ser cerca de 700 árvores.

Agenda
A programação completa do Festival de Turismo deste ano foi definida na semana passada, inclusive em relação aos eventos paralelos. Confira:

27 de junho, terça-feira

14h – reunião fechada do Ministério do Turismo com a Paranatur – 1° Encontro Macrorregional da Rede de Inteligência do Mercado de Turismo.

28 de junho, quarta-feira

8h – Encontro de Profissionais de Turismo das Cataratas, no Recanto Cataratas Thermas Resort.
19h – Solenidade de abertura e homenagem Amigos do Festival das Cataratas, no Recanto Cataratas Thermas Resort.

29 de junho, quinta-feira

8h às 24h – Hackatour Cataratas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
14h – Abertura oficial da Feira de Turismo e Negócios – Rafain Palace Hotel & Convention.
Eventos das 14h às 20h: Salão MICE Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas.

O Rafain Palace abrigará uma série de eventos, além da exposição:

Às 15h, haverá o lançamento do documentário “Viagem pela Palestina”, de Cassiana Pizaia e Vinicius Sgarbe, seguido da palestra “Turismo pela Paz”. No mesmo horário, outra palestra abordará o tema “Normas técnicas da organização de eventos – competências, requisitos, segurança, terminologia”.

Às 16h, Fórum G11 – Paraná Turístico.

Às 16h30, “Municipalidade de Hernandarias” – Senatur. Neste mesmo horário, o diretor do IT MICE Travel Solutions, Ibrahim Tahtouh, e o diretor da Triveca Eventos, com moderação de Takao Sato, participam do painel “As três fronteiras do incentivo e eventos – Os desafios que vêm por aí”.

Às 17h, o tema da palestra de Carlos Aparecido Rodrigues será “Eventos gastronômicos e sua importância para o desenvolvimento do comércio local”.

Às 17h45, o painel “Centro de Convenções – visão internacionalatuação nacionalação regional e mercado de eventos do Brasil – realidade e tendências” terá a participação de Sérgio Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e de Juan Pablo de Vera, presidente do Conselho de Administração da Ubrafe. O moderador será Marcelo Franco.

Às 19h10, será apresentado o plano “Paraná Turístico 2025 – Pacto para um destino inteligente”, por José Gandara.

Às 19h, palestra de abertura do Fórum de Turismo – “Turismo e cidades criativas”, com Luiz Godói Trigo, da USP, e Mary Ashton, da Feevale. A seguir, será lançado o livro “Turismo e megaeventos”.

Às 19h30, haverá a palestra Hackatour Cataratas: “Desenvolvimento ágil – XP e eXtreme Programming”, com Houssan Ali Hijazi.

A programação do dia termina no Marco das Três Fronteiras, onde os convidados participam da Noite Potiguar.

30 de junho – sexta-feira

Das 8h às 18h, prossegue no PTI o Hackatour.

No Rafain Palace, haverá, a partir das 8h30, a reunião das instâncias de governança regionais – Paraná Turístico.

Das 8h às 12h, rodada de negócios do MICE Cataratas.

Palestras:
Às 16h, “Potencialidades terapêuticas em medicina termal das águas geotermais do Aquifero Guarani”, com o Dr.Francisco Maraver, de Madri (Espanha).

Às 17h, apresentação do “Paraná Turístico 2026 – pacto para um destino inteligente”. Também às 17h haverá a palestra “O Terroir da gastronomia na região das Cataratas”, com Lúcio Marcelo Chrestenzen.

O 11° Fórum Internacional de Turismo será encerrado às 19h15.

As exposições prosseguem até as 20h.

O jantar-show de encerramento do Festival de Turismo será às 21h, na Rafain Churrascaria Show, por adesão dos participantes.

* Crédito da foto na capa: divulgação/Imprensa Itaipu