O início da vacinação em massa no Brasil e no mundo traz esperança à hotelaria nacional, mas a realidade ainda é de muitos desafios. Este é o cenário traçado pela Nobile Hotels & Resorts, que prevê uma retomada lenta do mercado. Ainda assim, gradualmente, a rede de Brasília vai melhorando seus indicadores de desempenho, mantendo o foco no caixa das operações.

A análise está em uma carta enviada por Roberto Bertino, CEO e fundador da Nobile, aos investidores e parceiros da rede, da qual o Hotelier News teve acesso. Ainda segundo o documento, em janeiro os hotéis da empresa registraram crescimento de 2 pontos porcentuais na ocupação média e de 3% em receita de diárias.

No documento, Bertino pondera que praças como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte têm enfrentado efeitos mais severos da pandemia. Segundo o executivo, a recuperação mais lenta nesses mercados ocorre em função do aumento do contágio e de mortes, além das medidas restritivas aplicadas pelas autoridades governamentais.

“Já outros mercados, como os de Brasília, Petrolina, Santiago (Chile) e Ciudad del Este (Paraguai) se apresentam mais resilientes, com retomada gradual e mais rápida da demanda, embora muito ainda têm que recuperar”, observa Bertino.

Nobile: mais números

A partir de números divulgados pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Bertino destaca que o desempenho da Nobile não difere muito do mercado como um todo. Mais ainda, ele faz um análise bem em linha com a da própria entidade, que só vê a retomada acelerar com a vacinação em massa ganhando corpo no país.

“De julho a dezembro de 20, observamos uma recuperação lenta, mas sequencial. Em janeiro de 2021, com o aumento do contágio, a taxa de ocupação voltou a cair. O crescimento dos indicadores da hotelaria está diretamente ligado à vacinação em massa, redução do contágio e das mortes por Covid-19”, afirma o CEO da Nobile Hotels & Resorts.

“A retomada será lenta e por isso nosso time está com foco no caixa das operações, adotando medidas de austeridade, renegociando contratos, buscando tecnologias mais acessíveis a custos menores, implantando os protocolos de higiene e segurança da rede Nobile, gerando credibilidade na segurança e qualidade dos nossos serviços, retenção dos clientes e manutenção de elevado nível de reputação online”, finaliza Bertino.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotels & Resorts