É inegável que, mesmo com a variante Ômicron ainda pairando sobre nossas cabeças, 2022 tem tudo para ser o ano de retomada consistente do setor hoteleiro. Pelo menos é nessa possibilidade que muitas redes apostam todas as suas fichas e, a partir disso, traçam seus planos e estratégias para garantir bons indicadores. É o caso da Nobile Hotels & Resorts, que prevê recuperação total da ocupação em seus empreendimentos no segundo semestre.

“Para o primeiro semestre deste ano, definimos como meta chegar a 75% da ocupação atingida em 2019. Já para o segundo, esperamos chegar a 100% do observado no pré-pandemia. Neste período de alta temporada, tivemos ocupação média de 71%”, afirma Roberto Bertino, CEO e fundador da rede, em entrevista ao Hotelier News.

O executivo pontuou também que o resultado está quatro pontos percentuais acima dos 67% de ocupação previstos para o período. Além disso, a diária média, que ficou em R$ 248,00, também superou a expectativa da rede, ficando R$ 6,00 acima do valor esperado.

“Em alguns mercados, acabamos sofrendo com as restrições impostas pela variante Ômicron, mas ainda assim nosso resultado foi bastante positivo. A demanda corporativa vem se recuperando bem e a expectativa é de que aumente nos próximos meses”, explica Bertino, afirmando que as ocupações mais expressivas ocorreram de janeiro a meados de fevereiro nos empreendimentos de Itapema (SC), João Pessoa e Recife, de 68%, 82% e 74%, respectivamente.

Desafios e expectativas

Bertino acrescenta que o grande desafio da rede para 2022 será equilibrar os custos com energia, água e gás. O CEO pontua que elevar a diária média será fundamental no processo de recuperação.

Neste cenário, ele acredita também que o corporativo deve se recuperar completamente neste ano, ainda que em ritmo mais lento em relação à demanda de lazer. “Com a Ômicron perdendo impacto e o número de mortes por Covid-19 diminuindo, o clima passa a ser de maior segurança e confiança, o que contribui diretamente para nos recuperarmos”, acrescenta.

Nobile - Roberto_Bertino

Bertino fala sobre expectativas da Nobile para 2022

Números da rede

Atualmente, a Nobile conta com 53 operações e 8,2 mil quartos, 1,2 mil colaboradores e 11 marcas. Os empreendimentos da rede estão distribuídos em cinco países – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile – e a meta é continuar expandindo, segundo o executivo.

“Para este ano, continuamos a ter as conversões como um dos nossos principais impulsionadores. Só no segundo semestre de 2021, foram oito novos contratos, e em janeiro deste ano já fechamos mais três, a maioria de gestão e licenciamento de marca”, destaca.

Durante a crise sanitária, a rede deixou a gestão de hotéis com bandeiras franqueadas, o que, aponta Bertino, foi uma decisão acertada. “Seria inviável mantermos esse trabalho, então avalio que a decisão não foi só acertada, mas também uma questão de sobrevivência para a Nobile”, ressalta.

Em relação à distribuição de dividendos dos empreendimentos, o executivo afirma que a rede nunca deixou de distribuir, principalmente em praças como Petrolina (PE), que tem forte potencial para o agronegócio. “Apesar de nunca termos parado de distribuir, ainda estamos operando abaixo do nível pré-pandemia. A expectativa é que, com a melhora dos indicadores, possamos elevar também a remuneração dos investidores”, finaliza.

No pipeline da rede, constam 14 empreendimentos com aberturas previstas até 2023, com o objetivo de atender às expectativas dos clientes e garantir maior rentabilidade aos investidores.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Booking.com

(**) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotels & Resorts