Administrado pela AZ Hotéis desde dezembro de 2019, o Ninety Hotel vem se destacando entre os empreendimentos do bairro Jardim Paulista. Com o turismo de São Paulo dando seus primeiros passos rumo à retomada, o empreendimento saiu na frente com registro de 86% de ocupação em junho. Já o RevPar se manteve na faixa dos R$ 153,00, acima da média dos dois dígitos de performance na região.

“Mês passado fechamos em R$ 152,80 de RevPar, média que vem se mantendo. Pode ser que o indicador aumente, pois fizemos alterações de tarifas em alguns dias. Aos finais de semana, nossa ocupação chega perto dos 100%, com queda para 70% aos domingos. Durante a semana temos muitos hóspedes que vêm a São Paulo tanto para lazer quanto para trabalhar”, explica Marcelo Azevedo, fundador e diretor executivo da AZ Hotéis.

O executivo, que atuou em diversas áreas de recuperação de empresas, assessoria financeira e controladoria, hoje conduz a operadora com a missão de elevar os serviços e atendimento, sempre priorizando a blindagem do patrimônio dos investidores e condôminos.

“Tivemos sucesso com as estratégias nos primeiros meses com assessoria e controladoria. Até que os investidores pediram para montar uma bandeira e assumir o Ninety. Levantamentos rapidamente o empreendimento, tanto que em fevereiro e março de 2020, ainda no início da pandemia, estávamos com ocupação todos os dias perto dos 100% e operando com tarifa média elevada”, pontua Azevedo.

No dia 15 de março, a AZ Hotéis realizou uma reunião de conselho, optou por não fechar as portas e viu suas demandas caírem de 100% para 1%. “Não paralisamos nossas operações, pois sou contra fechar empresas. É preciso ter uma estratégia para manter as atividades, porque reaver o público depois é complicado. Deu certo, seguramos, e tivemos em abril, maio e junho de 2020 um aporte para acerto de caixa”.

Azevedo conta que em julho do ano passado o Ninety Hotel voltou a caminhar com as próprias pernas, ainda que o momento da pandemia fosse crítico. O fundador da administradora explica que o foco principal foi o corte de custos e aumento de rentabilidade. Em novembro, a unidade atingiu seu melhor resultado, fechando o mês com 78% de ocupação.

Ninety Hotel - marcelo Azevedo

Azevedo atuou com consultoria financeira e controladoria

Ninety Hotel: estratégia de sucesso

Quando se trata de um cenário de crise, ainda mais em praças altamente afetadas como a capital paulista, os números do hotel impressionam. O diretor revela que algumas estratégias foram adotadas, como trabalhar tarifas sem o café da manhã incluso e disparar email marketing para a base de clientes.

“Estamos em uma região com alta oferta gastronômica. Por isso, muitos hóspedes preferem explorar os estabelecimentos dos arredores do hotel. Inclusive, este é um diferencial que atrai muitos turistas para o Ninety. Também temos um mailing do interior do estado que recebe nosso email marketing para trazer pessoas e conhecer os atrativos da cidade”.

Comercializado nas principais plataformas, o empreendimento investiu em campanhas e promoções na Booking.com, Expedia e Hotel Urbano. Azevedo também reforça que o hotel continuou trabalhando com o mesmo tarifário, mantendo taxas elevadas, porém acessíveis. “Esse trabalho nos deu um RevPar satisfatório, o mais alto da região há algumas semanas”.

Outra grande sacada da AZ Hotéis foram as parcerias fechadas com o setor médico. Acordos com hospitais e convênios visam oferecer hospedagens para pacientes e familiares, que aproveitam a viagem para conhecer a cidade. “Atacamos em todos os lados. A área médica ajudou muito na demanda familiar”, destaca o diretor.

Perfil de público e vendas diretas

Como a maioria da hotelaria paulistana, o Ninety viu suas demandas mudarem de 2020 pra cá. O público, que antigamente era majoritariamente corporativo, agora recebe outros segmentos. Antes da pandemia, durante a semana as ocupações chegavam a quase 100% com reservas de empresas e 65% aos finais de semana.

“Com a pandemia, o corporativo sumiu e todos sentiram. Mudamos o foco e nos últimos dois meses chegamos a 100% de ocupação em alguns dias. Maio encerramos com 73% na média do mês e junho o indicador subiu para 86%”, afirma Azevedo. “Recebemos muitos casais com filhos e adequamos nossa área de lazer para atrair esse público”, complementa.

Enquanto a vacinação ganha tração, o Ninety Hotel observa a retomada de procura de hospedagens por parte de empresas, mas ainda de maneira tímida. Em junho, o empreendimento recebeu um evento do setor odontológico, dando o pontapé inicial na recuperação do segmento Mice.

Com oferta de residências, o diretor explica que não houveram grandes alterações por parte dos condôminos. “Passamos por mudanças de contrato de aluguel, mas não tivemos muita evasão de moradores. Alguns saíram do pool e outros estão na fila de espera para alocar”.

Para enxugar custos, o hotel reduziu sua distribuição em OTAs e observou aumento nas vendas diretas pelo site. Azevedo conta que muitos hóspedes chegam ao Ninety pela primeira vez por plataformas terceirizadas, mas acabam retornando via canais diretos.

“É um público fidelizado, fruto de um trabalho conjunto de recepção e atendimento. Muitas bandeiras pegaram o caminho contrário de cortar serviços e acabaram afastando o habitué. Nós mantivemos nosso serviço completo, com excelência de atendimento para não perder nossos clientes”, pontua o diretor.

Para melhor atender ao público de lazer, o empreendimento promoveu mudanças na piscina, academia e sauna. Azevedo acrescenta que o hotel remodelou seus serviços e pretende manter as demandas familiares mesmo com o fim da pandemia. “Foi uma estratégia que deu certo. Vamos manter esse hóspede para suprir os fins de semana e feriados. Também estamos em fase de fechamento de contrato de administração com mais dois hotéis em São Paulo”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/AZ Hotéis