Boas notícias para o turismo. Pelo quinto mês seguido, o setor registrou resultados crescentes. Segundo divulgado pelo MTur (Ministério do Turismo), as atividades apresentaram alta de 11,5% em setembro frente a agosto. Os dados foram levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números foram impulsionados pelos serviços de transporte aéreo de passageiros (19,2%) e de alojamento e alimentação (9,1%).

Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, avalia a recuperação econômica como consequência de ações adotadas pelo governo federal nos últimos meses. “Seguimos trabalhando para mostrar que estamos prontos para fazer do turismo um dos pilares da recuperação econômica do nosso Brasil, respeitando todos os protocolos de biossegurança”, ressalta.

Na performance estadual, o destaque vai para a Bahia, que registrou a maior variação positiva (33,7%). A elevação foi sentida em todas as 12 unidades da federação onde o indicador é pesquisado, com crescimento significativo também no Distrito Federal (26,2%), Goiás (19,35) e Ceará (18,2%). São Paulo (6,o%) e Rio de Janeiro (7,9%) foram os estados com menor acréscimo.

MTur: retomada do turismo

Na última terça-feira (10), o governo federal lançou a Retomada do Turismo e a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. Trata-se de uma aliança nacional que, busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19, após a paralisação das atividades.

Liderada pelo MTur, a iniciativa reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retome plenamente as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a gerar emprego e renda no país. São 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva do turismo.

A Retomada do Turismo reúne um conjunto de programas, projetos e ações que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até a realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento, quanto para melhoria de atendimento, considerando as tendências do mercado.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur