Diante de uma retomada consistente, o setor de turismo busca entregar mão de obra especializada por meio de capacitações. Para auxiliar os profissionais que desejam atuar no segmento, o MTur (Ministério do Turismo) bateu recorde de pessoas qualificadas em 2021. Ao todo, 34.864 alunos participaram de cursos promovidos pela pasta no ano passado. O número é cinco vezes superior ao registrado em 2020 (7.126).

“A qualificação é uma das nossas prioridades para a retomada do turismo. Através dela, os profissionais do setor têm mais oportunidades de se destacar no mercado enquanto oferecem um serviço de maior qualidade aos nossos turistas. Todos ganham com um setor mais capacitado”, apontou Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

O MTur oferece cursos como o de Atendimento ao Turista e o Gestor de Turismo. No ano passado, também foram realizadas parcerias com instituições de ensino em diferentes regiões do país para promover capacitações dos mais variados temas. Um exemplo é a colaboração do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), responsável por qualificar mais de 27 mil pessoas.

A pasta também abriu vagas para guias de turismo regionais do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) se especializarem em destinos e atrativos naturais e culturais.

Atendimento diferenciado

Outro destaque do ano passado foi a oferta de formações voltadas à melhoria do atendimento a turistas com deficiência. O curso de Libras para Atendimento ao Público, realizado em parceria com o Instituto de Educação de Rondônia/ACELIBRAS, teve tanta procura que foram abertas duas edições, formando 534 profissionais. O curso de Capacitação Básica e Autismo e Inclusão, em parceria com a Incluir Treinamentos, também já está em sua segunda edição, devido ao sucesso de inscrições.

Em dezembro, o MTur anunciou o repasse de R$ 4 milhões para o incentivo de pesquisas acadêmicas no setor junto às instituições de ensino no país. A iniciativa inédita busca estimular estudos avançados e científicos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MTur