mtur- sulGastos do turista também aumentaram na região

Detentor das temperaturas mais baixas do país, o Sul é ponto turístico no inverno, concentrado programas diferentes para a estação mais fria do ano. Para a temporada 2020, os empresários da região criam grandes expectativas para o setor hoteleiro. É o que aponta a Pesquisa de Sondagem Empresarial, realizada pelo MTur (Ministério do Turismo) em janeiro deste ano. 

Realizado investigando as expectativas para os próximos seis meses, o estudo apontou que  74,7% dos empresários pretendem investir em seus estabelecimentos no próximo semestre. A região Sul foi a campeã no quesito gasto dos turistas segundo percepção de 34,3% dos empreendedores entrevistados. Ainda dentre os entrevistados, 33,7% acreditam que a despesa dos visitantes será ainda maior nos próximos seis meses.

Logo no início do ano, alguns empreendimentos já começaram a ver aumento na receita, como por exemplo o Infinity Blue Resort. Isso decorre também do aumento turístico na região: 43,4% dos empreendedores disseram que houve aumento na demanda pelos destinos turísticos e 38,6% acreditam que haverá mais crescimento até o inverno deste ano. Quanto ao ao faturamento dos negócios, os empresários também demonstram otimismo: 42,8% esperam ter aumento no faturamento da empresa e 16,3% pretendem contratar mais funcionários.

MTur: a pesquisa

Com a proposta de entender a percepção dos empresários quanto à economia do turismo,  Sondagem Empresarial dos Meios de Hospedagem no Brasil faz parte de uma iniciativa da Subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento do MTur. Para a pesquisa, são realizadas entrevistas com empreendimentos de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. A partir do dados obtidos, a pasta consegue orientar políticas públicas, fomentando o setor.

(*) Crédito da foto: Renato Soares/MTur Destinos