O MTur (Ministério do Turismo) lançou ontem (29) uma capacitação em língua inglesa para operadores do setor. Por meio do método Would You Like, o curso tem como objetivo aperfeiçoar a comunicação com estrangeiros, a partir de expressões básicas, e reforçar a atração de visitantes ao Brasil.

Desenvolvido por Leonardo Leão, presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia, o módulo pretende atingir trabalhadores da linha de frente do atendimento a estrangeiros, como garçons, comerciantes, condutores turísticos, profissionais de CATs (Centros de Atendimento ao Turista), atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, prevê avanços no posicionamento do país enquanto destino. “A partir do momento que o nosso funcionário tiver acesso a uma comunicação básica, isso vai gerar uma outra percepção no Tripadvisor ou no Booking, além de estimular cada vez mais turistas estrangeiros a virem ao nosso país”, afirmou.

Além disso, o ministro também reforçou a importância da Amazônia como destino turístico brasileiro. “Não é à toa que o americano, quando vem ao Brasil, ele basicamente quer conhecer a Amazônia. Não tenho dúvida de que somos a bola da vez”, completa o Machado, que também ressaltou a capacidade do turismo de gerar empregos e atrair investimentos.

No evento de lançamento da iniciativa, também estavam presentes Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur; Marcos Pereira, secretário executivo da pasta; Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; Carlos Brito, presidente da Embratur; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação); entre outros representantes do MTur, da Embratur e do trade turístico nacional.

Cursos

A capacitação também busca promover a procura por outras qualificações oferecidas pela pasta. Os cursos do ministério, incluindo os de Atendimento ao Turista e de Gestor de Turismo, mais de 34 mil pessoas participaram dos módulos oferecidos no ano passado.

Os vídeos da capacitação Would You Like estão todos disponíveis no canal do MTur no YouTube. As aulas também serão enviadas ao mailing do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

(*) Crédito da foto: Divulgação/MTur