Foi aprovada a emenda orçamentária apresentada pelos deputados Otavio Leite (PSDB) e Bacelar (PODE) que destina R$ 4 milhões ao MTur (Ministério do Turismo) com o intuito de incentivar as pesquisas acadêmicas no setor junto às instituições de ensino do país. A iniciativa é inédita no segmento e busca estimular o desenvolvimento de estudos voltados ao turismo.

A emenda foi aprovada no orçamento federal para 2022 e a proposta prevê que o MTur firme parcerias com instituições públicas ou privadas de ensino médio, graduação e pós-graduação, como é o caso da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo).

“O Brasil tem incontáveis potenciais turísticos e muitas vezes é preciso estudá-los cientificamente para seu melhor aproveitamento de mercado. Quanto mais nos aprofundamos nestes temas, mais fundamentos para a formulação de políticas públicas mais eficientes. Nos países mais desenvolvidos em turismo a presença da academia é uma realidade na qual devemos nos inspirar. Hoje temos 300 brasileiros em fase de mestrado e outros 200 em fase de doutorado. Podemos ter muito mais. Essa verba há de ser muito útil”, afirma Otavio Leite.

MTur: o lado das instituições

Segundo o Prof. Alexandre Panosso Neto, docente da USP (Universidade de São Paulo) e presidente da ANPTUR, a iniciativa é fundamental para fomentar a pesquisa científica do turismo no Brasil.

“Nós, da comunidade ANPTUR, estamos à disposição de todas as esferas do poder público do turismo nacional para ajudar na resolução dos gargalos que ainda impedem o pleno desempenho do turismo. Acreditamos que a pesquisa na área é um dos caminhos viáveis para superar tais gargalos. Por fim, agradecemos ao deputado Otavio Leite por reconhecer a importância da pesquisa científica em turismo e destacamos que esta é a primeira vez na história que temos uma emenda desta natureza no poder legislativo federal”, diz Neto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Câmara dos Deputados