mtur- cadasturAgências de viagens tiveram crescimento de 3,7% nos últimos três meses

Impulsionados pela volta do setor, o número de registros no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo) constatou um crescimento significativo. Entre maio e julho deste ano, o MTur (Ministério do Turismo) contabilizou aumento de 38% nos registros.

Dentre os motivos para tal crescente, aparecem em destaque o Selo Turismo Responsável, que já conta com mais de oito mil solicitações de prestadores de serviço do setor. Os cadastros para o financiamento via Fungetur (Fundo Geral do Turismo), que dispõe de R$ 5 bilhões para injetar na retomada também elevaram o número de registros. Em ambos os casos, há a obrigatoriedade da emissão de documento e o sistema já contabiliza mais de 110 mil empreendimentos formalizados junto ao MTur.

“O Cadastur é um programa fundamental para ampliar a oferta de segurança e confiança aos nossos turistas dos serviços turísticos ofertados em todas as regiões do país. Confere também aos estabelecimentos e profissionais credibilidade com a regularização. É um ganho para o Brasil e para o cidadão, principalmente neste momento que passamos”, aponta Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo.

MTur: crescimento Cadastur

Quando feita a segmentação dos cadastros, as empresas organizadoras de eventos registram o maior crescimento (13%), chegando a cerca de 5.800 empreendimentos. Seguidas pelos meios de hospedagens, com incremento de 7%, atingindo mais de 14 mil unidades regularizadas. O sistema incorporou ainda mais de mil agências de viagens em todo o país, totalizando 31.686 empresas regularizadas, aumento de 3,7%.

Ainda que impulsionados por ações para a retomada, o Cadastur já vinha registrando uma crescente nos últimos doze meses. Mais de 20 mil prestadores de serviços turísticos foram registrados, o que configura um aumento de 22%. A maioria dos programas e ações do MTur voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número de registro. Além de ofertar vantagens e oportunidade de negócios, a plataforma também é uma importante fonte de consulta para os turistas. O cadastro é feito de forma totalmente online e gratuita.

O sistema visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização do setor. Sendo obrigatório para sete segmentos: agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas e guias de turismo. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur