Após disponibilizar R$ 5 bilhões para empresas e trabalhadores do setor, o MTur (Ministério do Turismo) anuncia o investimento inédito de R$ 8,3 milhões para a realização de promoções de destinos turísticos a todas as unidades da federação de uma só vez. O acordo de convênio foi assinado com 16 estados e Distrito Federal e os recursos devem apoiar as secretarias estaduais de Turismo no desenvolvimento de campanhas promocionais.

“Queremos que o setor de turismo, tão impactado pela pandemia, possa se recuperar e promover o seu turismo interno, seguindo todas as regras de biossegurança que garantam a proteção de turistas e trabalhadores do setor. O objetivo é promover o turismo interno, ou seja, Pernambuco para os próprios pernambucanos, Minas Gerais para os mineiros, mostrar a Paraíba para todos os paraibanos e assim por diante”, destaca Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

Para receber os recursos, as secretarias estaduais de Turismo precisaram cadastrar propostas de promoção dos seus destinos internos até outubro do ano passado. Ao todo, o Ministério do Turismo recebeu 26 propostas, sendo que Alagoas manifestou não ter interesse naquele momento. Após análise e aprovação pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo que, em alguns casos, pediu esclarecimentos adicionais sobre os projetos, os contratos foram firmados no final de dezembro.

A liberação dos recursos ocorrerá após apresentação de documentação ao MTur pelos gestores locais relacionadas a publicação dos editais para produção das campanhas promocionais, obedecendo os critérios estabelecidos na Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembro de 2016.

William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, afirma que a intenção foi democratizar o acesso aos recursos para todos os estados do país. Por isso, cada estado pôde pleitear um apoio de até R$ 500 mil. “Realizamos no ano passado uma videoconferência com todos os secretários estaduais de turismo, através do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, quando explicamos como os gestores estaduais poderiam apresentar propostas e se candidatarem a receberem os recursos e, desta forma, a iniciativa pudesse alcançar a todos”, conta.

MTur: distribuição de recursos

Abaixo, confira quais estados receberam o aporte e como os recursos foram distribuídos:

Amazonas: R$ 500.000,00
Bahia: R$ 500.000,00
Ceará: R$ 500.000,00
Distrito Federal: R$ 431.311,14
Espírito Santo: R$ 500.000,00
Goiás: R$ 500.000,00
Mato Grosso do Sul: R$ 500.000,00
Minas Gerais: R$ 500.000,00
Pará: R$ 499.984,24
Paraíba: R$ 434.420,27
Paraná: R$ 500.000,00
Pernambuco: R$ 494.917,25
Piauí: R$ 448.820,00
Rio Grande do Norte: R$ 488.335,00
Rio Grande do Sul: R$ 500.000,00
Tocantins: R$ 500.000,00
Sergipe: R$ 500.000,00
TOTAL: R$ 8.297.787,90

(*) Crédito da foto: Márcio Filho/MTur