MTur- eventos Em live realizada com a Festuris Gramado, Antônio reforçou as medidas adotadas pela pasta

Um dos setores mais afetados pela crise, os eventos terá um papel fundamental na retomada do turismo. Ontem (19), o MTur (Ministério do Turismo) se reuniu em videoconferência com representantes de uma das principais feiras do setor para discutir a volta das atividades e a importância das ações de promoção do Brasil.

O ministro Marcelo Álvaro Antonio conversou com Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, presidentes da Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) para reforçar as medidas adotadas pela pasta frente à pandemia. Em abril, o líder do turismo já havia se reunido com representantes do setor para discutir soluções e demandas do mercado.

“Os turismos de negócio e de evento são atração de investimento e atração de investimento tem um papel de destaque na retomada do turismo. Para isso, precisamos de um planejamento bem elaborado, com um selo de segurança para trazer de volta a confiança dos frequentadores e, no campo promocional, a transformação da Embratur em agência deu mais força para atrair grandes eventos internacionais ao Brasil”, comentou o ministro.

MTur: linhas de crédito

Sobre a liberação do crédito de R$5 bilhões para micro, pequenos e médios empreendedores do turismo, o ministro explicou que a fase de alinhamento com os bancos parceiros está quase concluída. “Estamos prestes a conseguir a modelagem do crédito e o dinheiro deve ser liberado nos próximos dias”, disse.

Em sua fala, o ministro reforçou a necessidade de fortalecer o turismo doméstico através da promoção dos destinos e do desenvolvimento do turismo rodoviário dentro das 30 rotas do Programa Investe Turismo. “Estamos trabalhando para criar um projeto de conectividade dos modais de transporte para ampliar a oferta turística. Isso vai fazer com que o número de turistas nacionais e internacionais cresça. Assim poderemos equilibrar a balança comercial do turismo que hoje está deficitária”, concluiu o ministro.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur