Na última quarta-feira (17), Monte Verde aderiu à onda roxa anunciada pelo governo de Minas Gerais. Inicialmente implementada por 15 dias, a fase mais restritiva levou a paralisação do comércio e do turismo no distrito de Camanducaia. Segundo dados da MOVE MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), o destino deve sofrer perdas de R$ 10 milhões com a suspensão das atividades do setor.

Para auxiliar na sobrevivência dos negócios locais, a agência desenvolveu um pacote de ações. Visando incentivar a economia local, a MOVE organizou um evento com dois meses de duração para atrair visitantes ao destino. A ação terá início em 11 de junho e encerramento em 14 de agosto, buscando incentivar a procura pela cidade em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados.

As principais frentes do evento serão: “Amor nas Montanhas”; “Inverno das Montanhas” e o “Festival Gastronômico”. O projeto tem como objetivo impulsionar o turismo durante o período de alta temporada e ainda passará por elaboração final com recursos da Lei de Incentivo ao Turismo.

“Todas as nossas ações, desde o início da pandemia, têm sido respaldadas nas orientações das autoridades de saúde, não só para garantir a economia de Monte Verde, mas para mantermos nossos funcionários, moradores e visitantes seguros. Estamos a todo o tempo acompanhando os acontecimentos e pensando em alternativas para mitigar os danos, tanto quanto for possível. É importante ressaltar que atuamos lado a lado com a prefeitura e estamos constantemente dando suporte em ações que possam diminuir o agravamento da situação, como na compra de respiradores, por exemplo”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Monte Verde: parcerias

Entre as parcerias firmadas pela MOVE estão a contratação de serviço de sanitização com 50% de desconto para associados; propostas de créditos e financiamentos com condições exclusivas pelo Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito); valores exclusivos na instalação de equipamento e venda de produtos para higienização e desinfecção de ambientes; contratos com proposta diferenciada com produtores de bebidas; valores diferenciados na distribuição de gás, bem como na compra de produtos de limpeza.

A agência ainda contratou um especialista para reestruturar o site oficial de Monte Verde e dar maior visibilidade aos associados. “O site já aparece na primeira página de busca do Google e, agora, queremos que ele seja o principal acesso para quem deseja saber em primeira mão as informações do distrito”, argumentou Rebecca. “Trabalhamos para atender ao turista em todas as frentes: hospedagem, gastronomia, lazer, compras e, principalmente, informação atualizada e precisa. Somos o principal ponto físico de apoio e informação ao turista. Nossas redes sociais trabalham para levar ao cliente/visitante o melhor conteúdo, real e informativo. Promovemos parcerias com influenciadores que estão de acordo com as nossas estratégias para divulgação do destino por meio de permutas”.

Para restringir a circulação de pessoas, Camanducaia e Monte Verde contam com barreiras nas entradas das cidades, que também contam com fiscalização pelas Polícias Militar e Civil, bem como pela Vigilância Sanitária. As novas regras incluem o funcionamento apenas das atividades tidas como essenciais; fechamento do comércio e do turismo; funcionamento de restaurantes apenas para entrega; toque de recolher das 20h às 5h, entre outras.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MOVE