A pedidos da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a prefeitura de Camanducaia autorizou a ocupação máxima de até 80% para hotéis e pousadas de Monte Verde, por meio de um decreto. O prefeito Rodrigo Alves de Oliveira também liberou a permanência de até cinco pessoas por mesa em bares e restaurantes do distrito mineiro. As regras constam no Decreto Municipal 117/2021 e já estão em vigor.

Com a chegada das baixas temperaturas, a procura de turistas pelo destino cresceu consideravelmente. Antes da publicação do ofício, a hotelaria estava limitada a receber até 60% de sua capacidade.

“As barreiras sanitárias impactaram direta e indiretamente todo o empresariado de Monte Verde. Por isso, com a vacinação avançando e a manutenção de todas as medidas de higiene necessárias, consideramos o momento propício para esse aumento do número de acomodações para evitar danos que sejam irreversíveis à economia”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Visando uma retomada consciente do turismo, Monte Verde adotou uma série de medidas para evitar aglomerações como o controle de entrada de turistas e redução da capacidade de ocupação em hotéis e estabelecimentos.

Monte Verde: prejuízos

Com a chegada da segunda onda de contágios em março deste ano, o destino chegou a paralisar suas atividades por 15 dias, seguindo a onda roxa implementada pelo governo do estado. De acordo com dados da MOVE, as restrições devem gerar perdas de R$ 10 milhões ao turismo local.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MOVE