Monte Verde - nova tecnologiaSistema armazena dados para monitorar a quantidade de pessoas no distrito

Ainda em junho, Monte Verde (MG) iniciou a retomada das atividades. Conhecido por seu potencial turístico, a região agora trabalha em medidas de adaptação para o período do coronavírus. A prefeitura de Camanducaia, em parceria com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), desenvolveu um sistema inédito com o objetivo de controlar o fluxo de turistas.

A tecnologia, que permite monitorar a quantidade de pessoas no distrito e a lotação de hotéis e pousadas, já está servindo de modelo para outros destinos turísticos, como Campos do Jordão, São Tomé das Letras e São José dos Campos. “A ferramenta nos fornece uma base de dados que nos permite garantir a retomada consciente e responsável do turismo”, explica Carolina Cerrato Tuller, secretária de Turismo de Camanducaia.

Criado pela startup Mymento, que desenvolve tecnologias para automatizar processos nos destinos turísticos brasileiros, o sistema é considerado responsivo, ou seja, abre no navegador de qualquer computador ou celular. “Com esse sistema, a prefeitura sabe em tempo real o que está ocorrendo em Monte Verde e auxilia o trabalho das hospedagens. Logo na entrada, já barramos, se necessário, e assim facilitamos o trabalho da vigilância. A ideia é conseguir monitorar a quantidade de pessoas na cidade e a lotação de hotéis e pousadas, que só podem funcionar com até 50% da capacidade total de unidades habitacionais”, comenta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Todos os estabelecimentos de hospedagem devem cadastrar as reservas com algumas informações do turista, como o nome, a placa do carro, a quantidade de pessoas e as datas de check-in e check-out. Dessa forma, para entrar no distrito, além de medir a temperatura corporal, o visitante tem que informar o CPF para que a vigilância possa checar no sistema a confirmação da reserva.

Monte Verde: retomada

Desde 4 de junho, mais de 150 hotéis e pousadas de Monte Verde e região voltaram a operar. Atualmente, de acordo com o novo decreto da prefeitura de Camanducaia (nº 162/2020), publicado nesta terça-feira (11), as hospedagens estão operando com 50% da capacidade total de unidades habitacionais. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, porém, permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. 

Desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, de acordo com a prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MOVE