A última palestra do Mice Meeting, realizado hoje (2), trouxe um dos principais questionamentos de quem organiza e fornece para eventos: o que desejam os clientes no pós-pandemia? Quem respondeu foi Frank Pflaumer , vice-presidente de Comunicação e Assuntos Corporativos da Nestlé.

O evento, que aconteceu de forma híbrida no Renaissance São Paulo Hotel, com transmissão do Grupo R1, debateu conteúdos sobre a retomada do segmento Mice. A ocasião contou com a participação de clientes e fornecedores de toda a cadeia produtiva do setor.

Empresa multinacional com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Nestlé tem o departamento de eventos como uma de suas principais áreas. Pflaumer abordou conceitos como live marketing, mudanças organizacionais causadas pela pandemia e engajamento.

“O live marketing da Nestlé é muito mais do que um evento. Para cada um deles temos uma estratégia específica, sempre alinhada com o propósito da empresa. Nenhuma execução pode estar fora do que a companhia fala com os stakeholders. Olhamos os eventos de antes com nostalgia, mas aprendemos muito nesse período”.

Com a chegada da crise, a forma de gerar engajamento foi intimamente afetada, mas o desejo por experiências não mudou. Muito pelo contrário. E para suprir a falta do contato físico, a empresa se apegou a entrega de conteúdos baseados em quatro pilares: tecnologia, roteirização, linguagem e interatividade.

“A tecnologia passou a ser tão relevante quanto o som ou a cenografia. Utilizamos benchmarking para garantir engajamento e relevância. Junto com o roteiro, passamos a pensar em linguagens que poderiam engajar a distância e o humor foi um caminho”, conta o executivo. “Criamos atividades físicas para as pessoas se movimentarem ao invés de permanecer em frente a uma tela por horas”, acrescenta.

Mice Meeting: o evento do futuro

Dentre os principais desafios, a interatividade é o maior deles. Substituir os aplausos e o calor humano é uma missão praticamente impossível. No caso da Nestlé, a empresa partiu para a gamificação, com quiz, QR Code e platéia virtual.

“Não podemos desperdiçar os aprendizados. Não vamos fazer tudo igual, nem tudo diferente. Vamos juntar tudo e entregar conteúdos de maneira relevante. O futuro dos eventos será híbrido e feito sob medida. Estamos aumentando a audiência e a conectividade”, salienta Pflaumer.

O vice-presidente da Nestlé acrescenta dizendo que, no pós-pandemia, os organizadores precisarão se preocupar com questões como o passaporte da vacina. “Será necessário para que a reputação do evento não sofra”, finaliza.

(*) Crédito da foto: reprodução