No ano passado, a MHB Hotelaria adaptou seus modelos operacionais, além de realizar mudanças estratégicas em sua gestão comercial. Visando maximizar suas receitas, a rede vem reforçando suas ações de RM (Revenue Management), combinando previsões do setor para definir o preço ideal para cada época do ano.

“A importância do Revenue Manager nos Hotéis da MHB Hotelaria vai muito além de otimizar tarifas para aumentar a rentabilidade. Temos a responsabilidade de fazer a gestão dos canais de distribuição, das estratégias de marketing e, principalmente, a gestão da análise de dados com o objetivo de colocar o cliente no centro de todas as nossas reflexões estratégicas. O importante é se preparar e conhecer muito bem o perfil de seus hóspedes e as condições atuais do mercado para tomar as melhores decisões”, finaliza Isabela Assunção, analista de Revenue Manager da rede.

A MHB Hotelaria vem utilizando essa metodologia para se manter atualizada diante das mudanças cotidianas e garantir a melhor experiência de hospedagem para seus clientes.

MHB Hotelaria: as estratégias

Já é rotineiro nos hotéis modificarem suas tarifas em épocas sazonais do ano. A diferença neste modelo de negócio é que, através da análise de dados, é possível identificar oportunidades de mercado para adaptar as tarifas atendendo as necessidades dos hóspedes. Na prática, é a oferta do melhor quarto, na hora certa e pelo preço certo, para ganhos de receita mais significativos.

Esta metodologia funciona tanto nos períodos de baixa quanto de alta demanda. Por isso, é importante fazer a análise de dados durante todo o ano. Nos períodos de alta demanda, o RM pode auxiliar o empreendimento a traçar ações estratégicas que trazem originalidade na oferta de tarifas e destaque diante dos concorrentes. Já no período de baixa, o hotel consegue desenvolver estratégias para alcançar os possíveis hóspedes.

Para alcançar o êxito utilizando essa lógica, o hotel precisa levar em conta variáveis no cálculo das tarifas flexíveis. Algumas delas são a taxa de ocupação atual, a previsão de demanda por época, o número da taxa de cancelamentos, taxas noshow e o histórico do cliente. Diferentes dados de previsão devem ser combinados para apontar o preço ideal para cada momento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MHB Hotelaria