MGM ResortsAccor, Marriott e Choice Hotels já passaram pelo mesmo problema

Cibersegurança ainda é um problema para muitas redes hoteleiras. Desta vez, a MGM Resorts foi vítima de violação de dados, segundo divulgado pelo Skift. O vazamento aconteceu no ano passado, afetando cerca de 11 milhões de hóspedes.

"No verão passado, descobrimos o acesso não autorizado a um servidor em nuvem que continha uma quantidade limitada de informações para certos hóspedes anteriores do MGM Resorts", disse um porta-voz da empresa em comunicado por email à Reuters.

Apesar do susto, nenhuma informação financeira, cartão de pagamento ou senha foi violado no incidente e, segundo a empresa, todos os clientes prejudicados foram notificados do ocorrido. A maioria dos dados divulgados foram nomes e números de telefone.

Segundo o site de tecnologia ZDNet, detalhes pessoais dos hóspedes foram compartilhados em um fórum de hackers na semana passada. As informações incluíam dados de celebridades, executivos, repórteres e funcionários do governo.

A MGM garantiu que contratou duas empresas de segurança cibernética para auxiliar nas investigações. A rede ainda alega que reforçou os bloqueios para evitar ataques e vazamentos futuros.

MGM Resorts: outros casos

Em 2018, a Marriott International foi atacada por hackers e 500 milhões de pessoas tiveram seus dados expostos. O material acessado era relativo às reservas feitas em propriedades da bandeira Starwood até setembro do mesmo ano. A empresa, por sinal, corre o risco de ser multada em  £ 99 milhões do ICO (Information Comissioner’s Office), órgão britânico de proteção de dados pessoais.

No ano passado foi a vez da Choice Hotels. A empresa teve registros de 700 mil clientes vazados e um pedido de resgate  no valor de 0.4 bitcoin, o equivalente a cerca de US$ 3.856 dólares.

O último caso que se teve relato foi do Gekko Group, subsidiária da Accor. A base de dados de 600 mil clientes foi afetada, porém a rede francesa não confirmou que o vazamento foi causado por hackers e garantiu que a segurança foi corrigida.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Skift