mês lgbtEstados Unidos é um dos países que mais enviaram turistas no período

Considerado o maior evento do tipo no mundo, a Parada LGBT de São Paulo reuniu mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, segundo os organizadores. Por conta disso, o evento também beneficiou o turismo paulista com alta no número de viajantes internacionais em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Dados do Expedia Group mostram que a demanda internacional por viagens à cidade de São Paulo nas plataformas do grupo durante o mês do Orgulho LGBT cresceu 40%.

Estados Unidos, Colômbia, Chile, China e Japão foram os países que mais enviaram viajantes à capital paulista no período. Essa procura internacional representou 26% de toda a demanda por viagens a São Paulo no período. Quatro pontos percentuais a mais que o observado em junho de 2018. A demanda doméstica, que responde pelos 74% restantes, cresceu 18% em nesse mês. O resultado foi uma alta de 23% na demanda geral por viagens à cidade no período.

“Movimentando-se na busca pelos seus direitos em eventos como a Parada de São Paulo, o público LGBT representa também uma parcela cada vez mais importante do turismo internacional. Assim, nós do Grupo Expedia recomendamos que o setor trabalhe o potencial deste segmento para atendê-lo com excelência. A Parada LGBT e todas as atividades do Mês do Orgulho Gay mostram que essa é uma tendência que não pode ser ignorada”, diz Freddy Dominguez, vice-presidente e gerente de Mercado do Grupo Expedia na América Latina.

Mês do Orgulho LGBT: impacto econômico 

Já há algum tempo, a Parada LGBT vem sendo considerada como um dos grandes marcos do calendário paulistano. Comparável apenas com o Grande Prêmio de Fórmula 1 em magnitude e representatividade para a economia da cidade. Esta edição movimentou R$ 403 milhões de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. 

Como ressaltado anteriormente pelo Hotelier News, o turismo LGBT tem grande potencial econômico. Levantamento divulgado no fim do ano passado pela consultoria OutNow mostra que o mercado do turismo LGBT movimenta US$ 218,7 bilhões anualmente no mundo todo.  O Brasil é o segundo maior mercado nacional para esse público, respondendo por US$ 26,8 bilhões, perdendo apenas para os Estados Unidos.

(*) Crédito das fotos: Paulo Pinto/FotosPublicas