Após o WTTC (World Travel & Tourism Council) lançar diretrizes de sustentabilidade para a hotelaria, a Meliá Hotels International dá um importante passo para transformar suas operações em prol do meio ambiente. De acordo com o HotelNews Resource, a rede espanhola desenvolveu um projeto de medição, redução e compensação da pegada de carbono em eventos.

O segmento Mice — que vive um momento de retomada após dois anos de paralisação — é um importante impulsionador de receitas para diversos empreendimentos hoteleiros. E na Meliá não é diferente. Durante a IMEX Frankfurt, feira internacional voltada ao setor de eventos, o grupo se posicionou como um parceiro estratégico e facilitador de iniciativas sustentáveis.

De olho na descarbonização de suas operações, a Meliá se destaca como um player alinhado com a agenda ESG (Environmental, social, and corporate governance), que se tornou uma prioridade para os organizadores de eventos.
“Nosso objetivo é envolver nossos clientes no combate às mudanças climáticas para que possamos avançar juntos na descarbonização dos eventos, por isso estamos muito orgulhosos de dar os primeiros passos para promover a transformação sustentável da indústria Mice”, explica José Miguel Moreno, VP Corporate & Mice Sales Strategy da Meliá.

Parceria estratégica

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Ceast — empresa de tecnologia especializada na medição, redução e compensação do impacto ambiental no setor de eventos. A Meliá fornecerá aos seus clientes uma ferramenta que permite o cálculo rigoroso e rastreável das emissões de CO2, levando em conta transporte, uso de energia e água, materiais utilizados e resíduos gerados, além de serviços de alimentação e hospedagem.

Essas medições também são vitais para detectar oportunidades para reduzir a pegada de carbono e definir metas ambiciosas e alcançáveis. O cálculo também ajudará a criar uma base de conhecimento importante para definir a estrutura futura de eventos e reuniões mais sustentáveis ​​nos hotéis Meliá, ao mesmo tempo em que apoiam os objetivos globais da empresa de redução de emissões de CO2.

Nesse sentido, a Meliá compensará as emissões geradas pelos eventos em seus hotéis para apoiar seu movimento em direção à neutralidade de carbono. Como parte do processo, vários projetos ambientais verificados serão selecionados para serem apoiados por certificados de compensação que serão emitidos para cada evento hoteleiro.

O projeto foi testado no Centro de Convenções de Palma e no Meliá Palma Bay Hotel, uma das principais instalações da empresa em sustentabilidade. Um projeto piloto europeu começará em breve no Meliá Barcelona Sarriá e Meliá Berlin, no qual o processo de aprendizado será usado como base para exportar o modelo para um número maior de hotéis com perfil convention ao longo do ano.

(*) Crédito da foto: headwayo/Unsplash