Com uma série de visitas presenciais, a Meliá deu início esta semana a um roadshow para apresentar novidades de seus hotéis de marcas premium para agências de luxo e Mice no país. Juntamente com executivos da matriz, uma comitiva de diretores de propriedades da Europa, México e Caribe participam da ação, cuja agenda de ontem (7) foi encerrada com um jantar no Meliá Jardim Europa, em São Paulo.

A Meliá também aproveitou a ocasião para apresentar sua nova estratégia global para o mercado premium, no qual a rede espanhola atua com as marcas Paradisus, Gran Melia e Me by Melia. Presente ao encontro, a reportagem do Hotelier News conversou com alguns dos executivos da empresa espanhola, entre eles Jose Miguel Moreno e Mari Luz Marín, que deram um panorama da retomada dos negócios para a empresa.

Vice-presidente Corporate & Mice Sales Strategy da Meliá, Moreno disse que a recuperação este ano vem surpreendendo positivamente. “Na virada de 2021 para este ano, a expectativa era que as vendas ficassem cerca de 30% abaixo de 2019 a nível global, mas já nos encontramos em um patamar 15% inferior à pre-pandemia”, revela. “O fim das restrições em muitos países acelerou essa retomada”, completa.

No lazer, conta Moreno, o cenário é ainda mais positivo – e com destaque para o segmento premium. “E isso vale tanto para os níveis de ocupação, quanto de tarifas”, acrescentou Mari Luz, que é Senior Director de Premium Sales Strategy da Meliá. “Vários hotéis já operam com indicadores superiores aos padrões de 2019, com destaque para nossas propriedades no México e na República Dominicana. Na América do Sul, o Gran Meliá Iguazú vem indo muito bem”, completou.

Falando especificamente do Brasil, onde a Meliá possui um portfólio de perfil corporativo e concentrado em grandes metrópoles, Moreno acredita que a recuperação segue um padrão similar ao do mercado europeu, ou seja, de retomada gradual. “No corporativo, nossa expectativa é que 2023 marque uma reversão dessa tendência. Isso porque as negociações de tarifas com as empresas devem redundar em preços mais altos, após ficarem congeladas durante a pandemia”, explica.

Flexibilidade

Mari Luz contou também que, apesar da alta nas passagens aéreas, sentiu grande interesse do mercado brasileiro pelos destinos internacionais onde a Meliá está presente. “As visitas às agências foram um bom termômetro disso, especialmente para Europa, México e Caribe. Madrid, por exemplo, tem sido um destino com boa procura”, revela.

A Meliá também apresentou novidades para o segmento Mice, que podem ser resumidas em uma palavra, como explica Moreno. “Flexibilidade, pois é isso que o mercado deseja. Então, vamos manter a política de cancelamentos gratuitos até 60 dias antes da chegada dos grupos. Até 30 dias antes, não devolvemos a verba, mas permitimos a remarcação sem custos”, conta. “E, veja, seguimos essa política mesmo vendo a demanda estar bastante aquecida em nossos principais destinos”, acrescentou.

Por fim, a Meliá confirmou a conversão de um hotel em São Paulo. A unidade, na verdade, já era afiliada da rede espanhola, mas vai ganhar a bandeira Meliá. “O São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá um hotel com todas as credenciais para fazer essa mudança. Então, ficamos felizes com essa novidade”, destacou Gustavo Santana, diretor de Marketing Digital, CRM e Programa de Fidelidade da Meliá para América do Sul.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News