A Meliá Hotels International anunciou a aplicação do Robotics 360 nos empreendimentos europeus. O objetivo é aumentar a eficiência das equipes para o cenário pós-Covid-19, automatizando processos repetitivo e voltando a atenção das equipes para tarefas que agregam valores e visão estratégica.

O projeto foi construído em parceria com a Uipath, que já atua em ARP (Automação Robótica de Processos) à indústria hoteleira. A iniciativa teve o ponta pé inicial em 2020 e, um ano depois, está presente em 30% das áreas da Meliá, sendo 30 robôs de software em operação na Europa.

A médio prazo, o grupo hoteleiro tem interesse em levar a novidade para outros colaboradores e regiões onde atuam. A reportagem do Hotelier News questionou a Meliá Hotels sobre previsões para isso acontecer, mas a afirmação é de que não existe data concreta para levar a ARP para hotéis fora do Velho Continente, o que inclui o Brasil.

Atuação

Ao longo do ano passado, o sistema foi implementado em áreas como Administração, Operações, Comercial, Recursos Humanos e Gestão de Riscos dos hotéis Meliá. Os robôs já realizam tarefas tais quais conciliação de pagamentos, leitura e extração de informações, envio em massa de documentos ou gerenciamento automatizado de pedidos internos.

De acordo com Guillaume Pasquet, diretor geral da UiPath para Espanha e Portugal, depois de iniciar este projeto, a rede espanhola melhorou a experiência dos funcionários e, por conta disso, conseguiu focar na qualidade dos serviços. “Em benefício do cliente final, a Meliá estabelece um padrão mais elevado nos processos hoteleiros”, complementa.

Meliá Hotels: parceria operacional

Um dos fatores-chave dos bons resultados, segundo a empresa, é o compromisso com conscientizar e ensinar colaboradores sobre essa tecnologia. Os robôs de software devem ser vistos como aliados dos colaboradores.

“Nós tivemos que adaptar drasticamente a forma de trabalha durante a pandemia. Nos engajamos e a tecnologia ARP ajuda com o alto volume de tarefas transacionais automática e remotamente”, afirma Carlos González, vice-presidente de Planejamento Estratégico da Meliá Hotels. A meta definida pelo executivo é de continuar a capacitação dos funcionários no uso da automação.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels